Viajar é uma ótima maneira de estimular a mente dos idosos, permitindo que eles se conectem com novas pessoas, explorem um novo ambiente e experimentem coisas novas. É uma forma incrível de aumentar a sua qualidade de vida, proporcionando uma pausa na rotina diária. Nessa hora é útil aprender algumas dicas que o ajudarão a encontrar a melhor maneira de viajar com um familiar idoso.

 

Como se organizar

 

  • Verifique com o médico: Antes de planejar qualquer viagem com um idoso, consulte o médico de confiança para garantir que isso será possível. Pergunte se a viagem é algo que o idoso é fisicamente capaz de suportar, pois viagens podem causar mais danos ao corpo do idoso do que para adultos mais jovens. Você também pode querer ter informações claras sobre qualquer condição médica do idoso, status ou requisitos de vacinação e medicamentos.

 

  • Descontos para idosos: As pessoas idosas têm alguns benefícios, como acesso a descontos. Isto pode significar tarifas aéreas reduzidas, descontos em mercados ou lojas, ou preços mais baixos em museus e outras atrações. Viajar com adultos idosos costuma ser muito mais barato do que viajar com adultos mais jovens, portanto, pergunte sobre descontos para idosos antes de reservar ingressos e eventos.

 

  • Escolha suas rotas de viagem com cuidado: A melhor maneira de viajar com idosos é ter certeza de que a rota escolhida e os planos que você faz são viáveis ​​para eles. Encontrar a rota mais curta é o melhor plano, mesmo que isso signifique passar por alguns pedágios. Você deseja manter seus planos de viagem o mais simples possível para reduzir complicações, estresse e dificuldades. Quando se trata de tempo, opte por viajar em um momento em que seu idoso se sinta melhor. Isso pode significar escolher uma viagem matinal, quando o idoso se sente alerta e cheio de energia, ou uma viagem à tarde, após a soneca.

 

  • Acompanhamento de solicitações especiais: Se você precisar de clareza sobre acessibilidade para cadeiras de rodas, conseguir um assento com espaço extra para as pernas ou garantir um embarque rápido, ligue para fazer o acompanhamento. Muitos lugares oferecem bastante assistência para viajantes e visitantes idosos, mas nem sempre é necessariamente esse o caso. Deixe claro todas as necessidades do seu idoso para ter certeza de que há espaço para ele. Se ele usa um tanque de oxigênio portátil, por exemplo, pode ser necessário fazer a reserva com uma companhia aérea que permita isso.

 

  • Confirme e reconfirme os detalhes da sua viagem: Seu viajante idoso pode não compreender todos os detalhes da viagem imediatamente e pode precisar de alguns lembretes para esclarecer. Ele também pode precisar de ajuda para fazer as malas e se preparar para a viagem. À medida que se aproxima do dia, fique à vontade para confirmar todos os detalhes com companhias aéreas, hotéis e quaisquer outros destinos para ter certeza de que tudo está preparado.

 

  • Vá com calma: Ao planejar uma viagem com um idoso, não sobrecarregue seu itinerário. Programe horários de descanso – não só para o seu idoso, mas também para você. Limite a caminhada excessiva e certifique-se de usar elevadores e rampas conforme necessário. Planeje atividades que seu idoso goste e que não sejam muito estressantes, como passear por um jardim.

 

Viajar com idosos é possível

 

Você nunca deve sentir que você e seu familiar idoso não podem ir a algum lugar juntos. Você simplesmente precisa fazer alguns preparativos extras para garantir que a viagem seja viável e agradável. Se você está procurando uma ajuda profissional de cuidadores experientes para dar o suporte que seu idoso merece, a Cia Cuidadores possui planos de assistência domiciliar de até 24 horas.

 

É possível contratar um cuidador de pessoas em qualquer uma de nossas unidades:

Juiz de Fora

Petrópolis

São Paulo (Morumbi)