Antes de mais nada, este é um momento bem delicado em que as famílias precisam ter calma e absorver o maior número de informações sobre o assunto, a fim de tomarem a melhor decisão para saúde de seu ente querido. O que seria esse procedimento? O que mudará? Quais os cuidados necessários daqui pra frente?
Entendendo sobre a gastrostomia
Quando, por algum motivo não é possível a administração de alimentos por via oral e, a fim de garantir que o idoso se alimente e receba sua nutrição diária utiliza-se a sonda de gastrostomia ou GTT.
A sonda de gastrostomia é um dispositivo inserido, cirurgicamente , por um tubo flexível na região do abdômen e altura do estômago sendo necessária devido a casos de: Tumores na garganta, paralisia cerebral, AVC, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) entre outras.
A sonda de gastrostomia é para inserir no estômago e a jejunostomia, inserir diretamente no intestino e quem defini isso, é o médico.
O que muda com a sonda de gastrostomia?
Cabe ao profissional nutricionista e/ou médico nutrólogo, juntamente com a família a decisão de qual dispositivo será usado para inserir a alimentação e/ou medicação, que pode ser feito através de uma bomba infusora (pouco usado em domicílio), diretamente na seringa (em bolus) ou através de um equipo (método gravitacional).
A quantidade e frequência da alimentação diária também será definida por esses profissionais de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.
A administração de medicamentos e água é feita através da sonda, caso a dieta oral não seja mais indicada.
Quais são os cuidados que preciso ter?
- Lavagem das mãos antes e após qualquer manipulação
- Lavar a sonda com 20ml de água, após cada administração de medicamentos para que não haja obstrução da sonda.
- Manter o local da gastrostomia sempre limpo e seco
- Manter a cabeceira sempre elevada ao administrar a dieta e por 30min após cada administração. A cabeceira precisa estar elevada de 30º a 45º para não haver bronco aspiração.
- Examinar o local onde está inserido a sonda, para ver se há algum vazamento, edema, dor, odor, caso haja algo de errado, informar a equipe médica.
- Não tracionar a sonda
- Manter a sonda sempre fechada quando não estiver em uso, para não entrar ar no estômago.
- Não administrar a dieta rapidamente, sendo assim, pode ocorrer diarreias, náuseas e vômito.
Quando entrar em contato com o médico?
- Se houver episódios de náusea ou vômito durante a administração dos alimentos
- Caso haja qualquer alteração com a saída acidental da gastrostomia (Não tente reposicionar)
- Se ocorrer obstrução da sonda, te orientar a como fazer o desentupimento da mesma.
Muitas famílias sentem medo quando há necessidade da Gastrostomia, mas nós da Cia Cuidadores temos uma equipe de cuidadores treinados e preparados para atender.
Seja qual for a necessidade, uma equipe preparada para assistir idosos que se alimentam através da sonda, garantimos a atenção e todos os cuidados necessários para que o assistido receba nutrição necessária com toda segurança. ????????
Por hoje é isso, ficamos por aqui, mas não se esqueça, seu idoso precisa de cuidado? Nós da Cia Cuidadores, estamos aqui para atender seja qual for a sua necessidade. Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações? Entre em contato com a gente! Nossa empresa está 100% comprometida em te ajudar no que for preciso ????????