Hoje, 1° de novembro, começa mais uma campanha Novembro Azul, uma época em que a longevidade no Brasil aumenta a cada ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 65 anos ou mais, representam 10,2% da população.
O movimento tem como objetivo conscientizar a população como um todo, em especial os homens, sobre a importância do diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa é a segunda doença mais comum entre o público masculino.
Confira no nosso artigo de hoje, sobre a importância de trabalhar a saúde do homem de forma integral, e os principais aspectos necessários para a saúde e bem-estar do homem idoso.
Câncer de próstata e outros tumores
O câncer de próstata é uma doença que ataca especificamente os homens, e dado os números de caso, faz todo o sentido, reforçar a importância da campanha Novembro Azul e o cuidado com a saúde do homem.
A incidência desse tipo de tumor tem aumentado consideravelmente com o passar dos anos. E é por esse motivo, que homens a partir dos 50 anos precisam realizar anualmente o exame para acompanhar a sua saúde e discutir os benefícios da prevenção. Já para os homens com o histórico desse tipo de câncer na família, a idade para começar a realizar o exame é a partir dos 40 anos.
Além do câncer de próstata, também é preciso estar atento a outros tipos de câncer no homem com o passar dos anos. Em alguns casos de diagnóstico precoce, as chances de melhores resultados no tratamento são extremamente positivas.
Câncer nos idosos
As campanhas do outubro rosa e novembro azul, são extremamente importantes para conscientizar e prevenir o câncer, principalmente em pessoas com mais idade.
E com uma população que a cada ano cresce em longevidade, é preciso investir mais na promoção da saúde e bem-estar de todos.
O rastreio é apenas uma das formas de prevenção contra o câncer. Mas adotar outras medidas que visam evitar a obesidade, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, também são essenciais na prevenção.
Sintomas do câncer de próstata
De acordo com o site do Ministério da Saúde, os principais sintomas para ficar atento com o câncer de próstata, são:
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Em caso de presença de um mais desses sintomas, o recomendado é procurar uma unidade médica para realizar os exames com um especialista.
Exames clínicos e prevenção
Quando o assunto é a população idosa, além dos exames de rastreio, ela também se beneficia de outros exames realizados no consultório do próprio médico. Os exames laboratoriais também são essenciais para ajudar a diagnosticar precocemente qualquer doença ou anormalidade.
Na lista de exames clínicos e complementares para os idosos estão:
- Medida anual da pressão arterial para rastreio de pressão alta;
- Monitoramento do peso para identificação de problemas nutricionais;
- Testes oftalmológicos e auditivos, que podem ajudar na diminuição de quedas e acidentes;
- Testes para detecção de declínio cognitivo e de demências;
- Questionários para identificação de depressão;
- Testes de marcha e equilíbrio;
- Exames para dosagem de lipídeos;
- Exames para avaliação da composição óssea;
- Medidas de glicemia para detecção de diabetes;
- Imunizações específicas para idosos.
Essas são ações bem amplas e que podem demandar o acompanhamento de um geriatra e assim, coordenar uma equipe de outros profissionais, para cuidar da saúde do idoso de uma forma integral.
Cuidadores de idosos apoia o novembro azul
A Cia Cuidadores é composta de guardiões profissionais e especializados a ajudar famílias a cuidarem de seus entes queridos, no conforto do seu lar ou em uma clínica. Qualidade de vida e bem-estar são prioridades e nesse mês tão importante, a clínica não poderia deixar de apoiar uma campanha tão importante para saúde de todos.
É para ajudar no cuidado de quem você mais ama que a Cia Cuidadores está aqui. Para promover mais tranquilidade a qualquer hora.