O natal em família é um momento muito esperado no final do ano.Para muitos, a magia do natal nada tem a ver com presentes. Mas sim, com a presença da família.
Com a formação das novas famílias, pode acontecer dos idosos serem deixados de lado. E quando o assunto são as festas de final de ano, é comum que as matriarcas da família se sintam deixados de lado. E então, gera o sentimento de solidão e abandono.
Esse também é um momento para lembrarmos que os idosos precisam ser incluídos não só nas festas de final de ano. Eles precisam se sentir parte da vida, dos planos e prioridades.
Apesar do clima festivo e das comemorações em família, é comum que os idosos se sintam tristes, solitários e até deprimidos. E é nesse momento que o amor e a presença são os melhores remédios para lidar com a situação e garantir que esse seja um momento de boas sensações.
Não é sobre presentes, mas é sobre presença
Para qualquer pessoa, uma simples visita tem o poder de fazer toda a diferença no dia. A interação humana, em especial para os idosos, pode deixar não só as festas de final de ano um pouco mais brilhantes.
É fato que à medida que uma pessoa envelhece é possível criar novas tradições com o seu idoso. Também é importante conversar com eles, sobre os sentimentos que estão tendo e ter momentos para compartilhar esses sentimentos e deixá-los saber que alguém está ouvindo. Simples atitudes como essa, podem fazer com que eles se sintam muito melhor.
Uma prática que pode ser aproveitada não só no momento de natal em família, em qualquer época do ano.
Como o final do ano se associa à depressão em idosos?
Ao encerrar um ciclo, como o final de ano, é muito comum pensar em tudo o que passou e os desejos para o próximo ano. Apesar de passarem a imagem de famílias reunidas e alegrias, o período também pode aflorar outros sentimentos, em especial, nos idosos.
Não é incomum que alguns se sintam tristes, solitários e até mesmo, deprimidos. O que nos idosos é algo bem recorrente, uma sensação frequente por uma série de fatores. Na maioria dos casos, filhos e netos já estão distantes e não retornam para vê-los. Apesar de algumas instituições fazerem campanhas em instituições de longa permanência para o natal solidário, nem sempre é o suficiente para amenizar a saudade de estar em família.
A importância de estar juntos aos idosos no Natal
Para os idosos o Natal em família é uma oportunidade de diminuir um pouco da saudade e receber o amor incondicional de suas famílias. É uma chance de estar próximo dos seus netos. E nada melhor que o amor de uma criança para que eles se sintam especiais e amados.
Por isso, é tão importante para o idoso que não só o Natal sem família seja inesquecível, como também, ter outros momentos para se reunir com todos que amam.
A importância dos idosos no desenvolvimento das crianças
A velhice e a infância são os dois extremos da vida. E apesar das diferenças entre as duas etapas da vida é possível desenvolver uma relação de amizade e cumplicidade.
A relação entre avós e netos pode ser marcada pela afetividade e a construção de boas memórias. Principalmente, pelo fato dos idoso serem extremamente carinhosos com as crianças à sua volta. Além do aprendizado, essa relação também pode gerar benefícios para a saúde física e mental de ambos envolvidos.
E para as crianças, qual o impacto?
O convívio das crianças com os mais velhos, têm contribuições positivas para o seu amadurecimento emocional. Os idosos tendem a auxiliar, aconselhar e até mesmo, encorajar as crianças e jovens em seus momentos de conflitos. Esse afeto desenvolvido nesse relacionamento possui uma forte influência no desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e solidariedade.
Além disso, esse convívio oferece para as crianças a oportunidade de desenvolver a sua capacidade de empatia. Ações simples como pegar um copo com água ou oferecer apoio em uma caminhada e ouvir suas histórias, ajudam a estimular sua criatividade e imaginação.
Conheça mais sobre o trabalho da Cia Cuidadores
E é por acreditar na importância do convívio com a família, que a Cia Cuidadores se especializou em cuidar dos idosos no conforto de seus lares. Uma forma prática de manter o seu ente querido em casa, sem que haja perda da sua qualidade de vida.
O amor é efetivamente o melhor remédio contra a solidão e a tristeza, principalmente na época do Natal. E não é preciso muito para atingir esse objetivo, comprar um presente, ou mesmo um cartão. Um gesto simples que é muito eficiente para expressar diversos sentimentos.
Além disso, que tal aproveitar o momento para sentar e bater um papo? Ouvir boas histórias e dar um pouco de atenção, já é o suficiente para demonstrar o amor.
Envelhecer é fato e todos nós vamos passar por esse momento. Por isso, não custa nada ter paciência, compreensão e empatia quanto ao envelhecimento. Compartilhar bons momentos com o idoso no Natal pode ser a melhor coisa que você pode fazer nesse final de ano, para evitar que seu ente querido se sinta solitário e abandonado. Isso sem falar nos diversos benefícios que esses simples gestos podem gerar para a saúde e longevidade do idoso.