A chegada das festas de fim ano costumam ser marcadas pela troca de presentes. Mas o Natal dos idosos pode gerar preocupação com os gastos e tantos remédios e um plano de saúde mais caro.

Em geral, os idosos têm mais gastos quando o assunto são remédios e plano de saúde. Em alguns casos, esses gastos podem chegar a 57% no orçamento familiar, é o que revela um estudo do Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Administração da Faculdade Doctum, em Vitória.

Com a chegada do natal, os preparativos para as festas e listas de presentes sem fim podem deixar os idosos ainda mais isolados, devido aos seus gastos com saúde. E a grande questão que fica é como fazer com que as festas de fim de ano sejam motivos de alegrias e não de preocupação para as matriarcas da família?

Confira no nosso artigo de hoje, como você pode criar um ambiente festivo e sem qualquer preocupação para os idoso.

 

Entenda os gastos dos idosos

Como afirmado anteriormente, o idoso hoje gasta mais de 50% da sua aposentadoria com a sua saúde. Um número muito alto para quem ganha tão pouco e ainda paga mais caro, quando se trata de saúde e bem-estar.

Mas nem só de remédios e consultas vive o idoso, ele também precisa de uma alimentação mais rica com base nas suas necessidades. Ele precisa de atividades físicas, que muitas vezes necessitam de gastos, para manter uma qualidade de vida melhor.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Paulo César Ribeiro, os gastos dos idosos se resumem em:

  • 57% com medicamentos e planos de saúde;
  • 25% com alimentação;
  • 15% com habitação;
  • 2% com higiene pessoal e beleza;
  • 1% com transporte, leitura, comunicação.

É importante, não só o natal, orientar e ajudar os idosos com pesquisa para comprar remédios mais em conta, para conseguir algum alívio para o bolso. Nesse caso, vale fazer cadastros em laboratórios para conseguir um desconto maior, comprar em farmácias populares, etc.

Vale também monitorar gastos com telefone e internet, que costumam ter aumentos todos os anos, o que ajuda muito na hora de comprar alimentos para atender melhor suas necessidades.

Contribua, sempre que possível, a diminuir os gastos dos idosos. Leve algumas frutas, lanches, coisas básicas do dia a dia, já vão fazer uma grande diferença no orçamento deles.

 

O que vale mais: um presente ou sua presença?

Já perguntou para um idoso o que ele mais gostaria de receber no natal? Para eles, um abraço, uma conversa, um momento em família, valem muito mais que qualquer presente.

O que eles mais querem, é a sua PRESENÇA!

Demonstrar amor e afeto pode ser muito gratificante para os matriarcas, e uma forma muito bonita de retribuir tudo aquilo que você recebeu em abundância.

É preciso lembrar que, com as festas de final de ano, é muito comum que os idosos sintam com maior intensidade os sintomas como: angústia, solidão o que aumenta as chances de uma depressão.

E para mudar esse cenário, basta um pouco da sua paciência, atenção e carinho. Sua presença é fundamental para mudar o clima das festas de fim de ano para idosos.

 

Família é sinônimo de amor no natal dos idosos

À medida que envelhecemos as tradições mudam e novas pessoas começam a fazer parte da família. Com a correria do dia a dia e os problemas que cada um enfrenta, muitos idosos acabam sendo deixados de lado.

Esse isolamento e abandono contribuem de forma significativa para o aumento de doenças físicas e mentais. Ter a família reunida e contar com a presença dos idosos é motivo de muita alegria para eles. Nada melhor que ter os netos correndo pela casa, cheiro de comida, conversa jogada fora, é o suficiente para encher o coração de alegria.

O natal é um momento em que todos conseguem deixar seus afazeres de lado e curtir a família reunida. É quando muitos reveem seus idosos que há tempos, não abraçavam. Um momento para criar lembranças para o futuro e para lembrar do passado com alegria do seu idoso amado.

 

Dicas para um natal com os idosos

Mais do que estar com os idosos neste natal, crie momentos para aproveitar com eles, de forma que eles consigam aproveitar cada detalhe sem preocupações.

Prepare um almoço delicioso de natal

A ceia de natal é uma tradição deliciosa e ao mesmo tempo, o momento ideal para curtir com os idosos. Convide-os para participar da montagem da ceia, se ele ainda tiver autonomia, crie atividades para ajudar na cozinha.

Aproveite para fazer aquelas receitas que eles faziam e criar memórias inesquecíveis para todos.

Aproveite as brincadeiras

Bingo e amigo secreto são ótimas brincadeiras para fazer com toda a família reunida. E caso o idoso não tenha condições, não custa nada comprar um presente para que ele dê. Se sentir incluído é fundamental para a sua saúde mental.

Cante, dance, tire bastante fotos para relembrar sempre que quiser. Faz bem para o idoso se sentir respeitado e incluído, para isso, basta participar da interação com toda a família.

Neste natal, traga alegria para o idoso. Permita que ele participe e crie memórias afetivas.