O Natal é uma data importante no calendário de qualquer pessoa, afinal é o dia de nos reunirmos com os nossos familiares e celebrarmos juntos o amor, a gratidão e a alegria.
E muitas famílias carregam o privilégio de poder compartilhar esse momento com seus entes queridos idosos que carregam consigo muitas memórias e experiências.
Neste blog, separamos algumas dicas para tornar o esse dia ainda mais especial e até mesmo trabalhando um pouco o lado cognitivo do idoso, através do seu histórico de vida e as lembranças dessa data tão especial:
Capriche na decoração
Seja grande ou pequeno, independente da idade, são raros aqueles que não gostam de ver uma decoração de natal, porque a magia contagia qualquer um, principalmente os idosos que em sua grande maioria ao chegar essa época do ano, fazia questão de enfeitar toda a casa.
O tempo passa, mas as memórias permanecem, então decore sua casa com enfeites, luzes e árvores de natal para gerar nos idosos lembranças de todos os anos que nessa data compartilharam com a família. Transforme o ambiente em um cenário acolhedor e festivo.
Tenha um tempo de qualidade
É comum que nessa data, os idosos sintam saudades ao lembrar daqueles que se foram, sendo assim não os deixe sozinho, aproveite a celebração do natal para conversar com seu ente querido, ouvi-lo, relembrar histórias marcantes, dar boas risadas e fazer com que o idoso se sinta feliz e acolhido.
Musicoterapia de natal
Quem nunca teve aquele sentimento de nostalgia ao ouvir uma música de natal e lembrar da sua infância? Agora imagina nossos idosos que viveram muito mais experiências? Por isso a Playlist de Natal é uma dica indispensável e funciona como musicoterapia, principalmente caso o idoso tenha algum tipo de demência como Alzheimer, pois a música tem o poder de despertar emoções, estimular a memória e outras funções cerebrais.
Cardápios típicos do natal
Elabore um cardápio especial, levando em consideração as preferências alimentares dos idosos. Mantenha uma variedade de opções, desde pratos tradicionais de Natal até opções mais leves e saudáveis. Não se esqueça de verificar se há restrições alimentares e adapte o menu conforme necessário. Afinal toda família carrega pratos típicos do natal.
Este Natal, faça com que a celebração seja uma experiência inclusiva, envolvendo os idosos de maneira ativa e amorosa. Ao compartilharmos esses momentos especiais, fortalecemos os laços familiares e criamos memórias que serão valorizadas por toda a vida. Feliz Natal!
É possível contratar um cuidador de pessoas em qualquer uma de nossas unidades: