À medida que envelhecemos, nossa casa deve continuar sendo um lugar onde nos sentimos seguros e confortáveis. Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas. Dos que moram em instituições de longa permanência, asilos ou casas de repouso, a frequência de quedas é ainda maior: destes, 50% podem cair.
Com a diminuição da densidade óssea, os idosos muitas vezes enfrentam desafios físicos na recuperação de quedas, e o impacto financeiro da recuperação com suporte médico pode ser significativo. Com um número crescente de idosos optando por envelhecer em casa, é importante que as famílias adotem precauções de segurança para ajudar a garantir que a casa do seu ente querido permaneça segura.
As dicas de segurança a seguir podem ajudar a tornar a casa do seu ente querido mais segura e, ao mesmo tempo, minimizar as chances de queda:
- Iluminação adequada em entradas e escadas (detector de movimento ou iluminação sempre ligada);
- Rampas quando necessário;
- Corrimão ao redor de todos os degraus;
- Tapetes antiderrapantes;
- Passagens desobstruídas;
- Instale barras de apoio no banheiro;
- Assentos fáceis;
- Fixar os fios (telefone, TV, som) nas paredes ou rodapés;
- Sapatos de tamanho adequado.
Confira também a entrevista cedida pela Ceo da Cia Cuidadores ao MGTV, a respeito dos cuidados e orientações na prevenção de quedas em pessoas idosas, clicando aqui.
Se você precisa de ajuda profissional de cuidadores experientes para dar o suporte que seu idoso merece, a Cia Cuidadores possui planos de assistência domiciliar de até 24 horas.
É possível contratar um cuidador de pessoas em qualquer uma de nossas unidades: