SABE QUAL É O JOGADOR MAIS VELHO EM ATIVIDADE NO FUTEBOL?
Embora a tecnologia esteja muito alinhada à medicina e que os cuidados com a saúde física sejam fortemente estimulados, é difícil ver em um jogo de futebol, um jogador mais velho atuando. Afinal, a aposentadoria neste esporte é muito precoce – e isso não é uma crítica!
É inegável que o futebol seja um dos esportes que mais exigem vigor físico. Junta-se a isso o fato de que os jogadores têm começado suas carreiras cada vez mais cedo, aos 11 ou 12 anos! Sendo assim, a maioria dos profissionais do futebol “pendura as chuteiras” antes dos 40 anos.
Então, mesmo que para nós, torcedores, a aposentadoria dos jogadores seja mais cedo do que gostaríamos – ainda mais quando são os ídolos que se despedem dos campos – é fundamental entender que os impactos físicos causados pelos anos de treinos e das competições em alto nível exijam essa parada.
Apesar disso, temos visto carreiras pouco a pouco mais longevas, graças à atenção dada ao autocuidado e aos benefícios à saúde que a medicina já proporciona.
Seguindo o ritmo da Copa do Mundo, vamos falar de alguns recordes dos jogadores mais velhos neste evento e outras conquistas de jogadores considerados “velhos” para o futebol em ao redor do mundo!
Idade não é problema na Copa do Mundo!
Trouxemos alguns recordes quanto às idades. Elencamos jogadores veteranos e suas conquistas nas 22 edições da Copa do Mundo de Futebol:
- Jogador mais velho em uma partida: Essam El-Hadary, que atuou como goleiro da seleção do Egito, em 2018, aos 45 anos e 5 meses.
- Jogador mais velho a ganhar uma final: Dino Zoff, goleiro da seleção da Itália, em 1982, aos 40 anos e 4 meses.
- Jogador mais velho a fazer um gol: Roger Milla, aos 42 anos e 1 mês, se tornou o atleta mais velho a marcar um gol em um mundial.
- Jogador mais velho a realizar o “hat trick” (3 gols em uma só partida): Cristiano Ronaldo, em 2018, aos 33 anos e 4 meses.
E vale lembrar: em 2022, o Brasil disputará a Copa do Catar com uma equipe que tem, em média, 28,4 anos. O jogador mais velho do time brasileiro nesta edição é Daniel Alves, com 39,6 anos. Além dele, há 9 jogadores com mais de 37 anos em outras seleções, sendo Cristiano Ronaldo um deles (37 anos e 9 meses).
Jogador mais velho em atividade profissional
Como se vê, os 40 anos são a idade limite para os jogadores profissionais se aposentarem.
Mas, em agosto de 2022, um jogador bateu o recorde ao entrar em campo, profissionalmente, aos 60 anos! É isso mesmo!
O feito foi marcado por Robert Carmona, que entrou como titular no primeiro encontro da Quarta Divisão Uruguaia. O jogador atua há 45 temporadas ininterruptas, desde 1976, quando estreou profissionalmente.
Um feito e tanto, sem dúvidas! Trouxemos mais alguns jogadores bastante conhecidos do público, considerados “velhos”, mas em atividade em 2022:
- Kazu Miura – 55 anos, atacante no Suzuka Point Getters (já vestiu as camisas do Palmeiras, Coritiba e Santos);
- Gianluigi Buffon – 44 anos, goleiro do Parma;
- Fábio – 41 anos, goleiro do Fluminense;
- Zlatan Ibrahimovic – 40 anos, atacante do Milan.
Há, ainda, muitos outros jogadores considerados “veteranos” atuando profissionalmente em todo o mundo. Isso tende a se tornar gradualmente mais comum, justamente por conta da preparação física que esportistas de alto nível mantêm ao longo da vida.
E essa é a lição que temos que trazer para a nossa vida: quanto melhor cuidamos da nossa saúde, física, mental e espiritual, mais saudável é a passagem dos anos para nós!
Como ajudar as pessoas idosas a serem mais saudáveis?
Para quem é responsável pelos cuidados de pessoas idosas, as atividades físicas, mentais e espirituais devem ser sempre estimuladas – claro, com orientação médica e atentando às limitações físicas existentes.
A alimentação especial também é grande aliada para a manutenção de uma vida mais saudável e, sem dúvidas, o acompanhamento médico rigoroso.
Pequenas mudanças no dia a dia já podem trazer muitos impactos positivos na vida das pessoas idosas. Mas se você tem dificuldades para manter uma rotina de cuidados com um idoso sob sua responsabilidade, saiba que nossos guardiões podem te dar a ajuda necessária.
A equipe da Cia Cuidadores está há mais de uma década ajudando famílias a terem mais tranquilidade nos cuidados com as pessoas idosas. Por isso, convidamos você a visitar outras áreas do nosso site e descobrir como nossos guardiões de idosos podem ajudar o seu “jogador mais velho” a ter uma velhice ainda mais segura e saudável!