SAIBA COMO PREVENIR A INFECÇÃO URINÁRIA EM IDOSOS

 

Os idosos têm mais risco de desenvolver infecções urinárias em comparação a outras idades. A seguir, vamos entender o motivo desta condição ser mais comum nos mais velhos, bem como, quais os sintomas. E aqui já vai um alerta: você sabia que os sinais de infecção urinária nas pessoas idosas podem ser diferentes?

 

Por isso, é importante aprender como reconhecer e prevenir essa doença, de modo a proporcionar mais qualidade de vida aos idosos.   

 

O que é a infecção urinária em idosos?

 

A infecção urinária em idosos, ou infecção do trato urinário (ITU), é uma infecção bacteriana que afeta qualquer parte do sistema urinário: bexiga, rins, uretra e ureteres.

 

Essa infecção começa com uma bactéria que já vive em nosso organismo e que, normalmente, não nos causa nenhuma doença. Porém, quando essa bactéria sai do seu ambiente natural, a área que ela alcança não possui mecanismos de defesa. É nesse momento que a infecção pode se desenvolver.

 

Mais algumas informações sobre as bactérias do organismo humano

 

O organismo humano abriga muitas bactérias e de diferentes espécies. Cada espécie se localiza em locais específicos do nosso corpo. Em seus locais de origem, esses seres microscópicos, normalmente, não são danosos.

 

Inclusive, algumas bactérias são benéficas ao nosso organismo. Por exemplo, aquelas que vivem em nosso trato gastrointestinal, que ajudam a digerir alimentos. Há outras que previnem o crescimento de bactérias ainda mais perigosas.

 

Quando a saúde vai bem, essa estabilidade é mantida. É justamente no momento em que há uma condição anormal de saúde e que esse equilíbrio é perturbado que podem acontecer as infecções. E é sobre essas causas que discutiremos a seguir.

 

Quais são as causas da infecção urinária em idosos?  

 

Existem fatores externos e internos que contribuem para a infecção urinária em idosos. Os fatores externos são melhor administrados e, normalmente, os internos são mais dificilmente controlados. Vamos a alguns exemplos, começando pelos fatores externos que podem favorecer a infecção urinária em idosos.

 

Pouco consumo de água

Sempre ela! Um dos fatores que pode causar infecção urinária em pessoas mais velhas é o pouco consumo de água.

 

É importante estimular os idosos a beberem água de forma regular (caso não haja nenhuma contraindicação). Isto levará ao fluxo constante de urina, que pode impedir o acúmulo de bactérias na bexiga.

 

Falta de higiene íntima

A ausência de uma boa higiene íntima pode provocar infecção urinária, tanto em homens quanto em mulheres. Entretanto, no caso das mulheres é mais comum, pois a própria anatomia facilita o desenvolvimento da doença.

 

Por isso, é fundamental assegurar que a higiene íntima esteja sendo bem realizada, tanto após as necessidades básicas quanto no banho. Se esses forem momentos delicados para você, a Cia Cuidadores possui planos que vão facilitar o seu dia a dia. Por exemplo: nossos guardiões de idosos podem auxiliar somente no momento do banho.

 

Além disso, é preciso se atentar às condições de uso das fraldas geriátricas, para não causarem desconforto, irritação e criarem, também, um ambiente propício para o desenvolvimento da infecção urinária.

 

Roupas pouco respiráveis

Uma boa dica para evitar a infecção urinária em idosos é garantir que as roupas usadas sejam “respiráveis” e confortáveis. O melhor é optar por peças de algodão, que permitam ventilação na região íntima.

 

Esse tipo de roupa ajudará a evitar problemas de irritação na pele, causados ​​pela evaporação da urina e do suor e pela fricção pelo contato.

 

Quanto aos fatores internos que favorecem a infecção urinária em idosos, o principal deles é o próprio envelhecimento. Ao ficarem mais velhas, as pessoas idosas também ficam com a imunidade mais baixa.

 

Assim, as bactérias podem se proliferar com mais facilidade e causar infecções, como a urinária.

 

Alguns dados muito relevantes: cerca de 20% das mulheres e 10% dos homens idosos têm infecção urinária. Esses valores chegam a duplicar em pessoas com mais de 80 anos. Por esses motivos, adotar os cuidados acima, bem como, estar atento aos sintomas, é importante. E é sobre essas manifestações que falaremos no próximo tópico.

 

Principais sintomas da infecção urinária

 

Como antecipamos, a infecção urinária em pessoas idosas nem sempre se manifesta com os sintomas mais clássicos desta condição, tais como: ardência ao urinar, aumento na frequência urinária e febre.

 

No entanto, há alguns sinais que podem apontar uma possível infecção urinária em idosos, como:

  • Sonolência;
  • Confusão mental; e
  • Diminuição do apetite.

 

Como é possível notar, alguns desses sintomas são comuns também em outras condições nos idosos. Em função disso, a incidência de infecção urinária é mais alta nos mais velhos.

 

É preciso muita atenção ao comportamento da pessoa idosa e, havendo uma mudança em suas atitudes, é indispensável investigar com o médico.

 

Apesar de preocupante, a infecção urinária tem cura. Normalmente, o tratamento é com antibióticos e analgésicos. O que não pode acontecer é deixar essa condição evoluir, pois a doença pode se tornar mais severa, como infecção renal, infecção generalizada e insuficiência renal.

 

Para saber mais sobre como promover mais qualidade de vida às pessoas mais velhas, veja mais artigos em nosso blog! Você também pode falar com nossa equipe de especialistas para saber mais sobre a Cia Cuidadores e como vamos ajudar você e sua família a terem mais tranquilidade e segurança nos cuidados da pessoa idosa.