Incontinência urinária é o vazamento involuntário de urina que ocorre pela falta de controle da bexiga, que pode provocar desde pequenos escapes de gotas que chegam a molhar a roupa íntima, até mesmo escapes mais intensos.
Existem 3 tipos:
-
Incontinência por esforço:
Quando a perda involuntária de urina ocorre pelo aumento de pressão sobre a região do abdómen, exemplo disso é o pequeno esforço do riso, de uma tosse, da prática de exercícios, etc…
-
Incontinência por urgência:
Abrange a vontade repentina de urinar com a incapacidade de controlar a bexiga até o banheiro mais próximo. Esse tipo é relacionado a hiperatividade do músculo detrusor, que regula as contrações da bexiga.
-
Incontinência mista:
Basicamente é a combinação entre ambos os tipos acima, que pode ocorrer de maneira repentina.
Quem convive de perto com o idoso sabe que a partir de uma certa idade pode-se ocorrer a presença de incontinência urinária, algo que limita muito a sua qualidade de vida, que por sua vez exige que o idoso passe a usar uma fralda geriátrica.
Algumas situações médicas, que são necessárias em alguns determinados casos por conta da faixa etária dos pacientes idosos, muitas vezes são as responsáveis pela presença do quadro de incontinência urinária.
Por exemplo:
- Idosos que possuem insuficiência cardíaca: onde o seu coração já não consegue mais bombear adequadamente o sangue pelo corpo, são pessoas que podem se encaixar nesse quadro de incontinência justamente por esse problema de saúde.
- A presença da insuficiência renal também é um grande fator na causa da incontinência urinária, o mal funcionamento dos rins podem apresentar uma perda involuntária de urina.
- Problemas pulmonares: caso o idoso possua alguma doença pulmonar obstrutiva crônica, com tosses muito constantes ou secreções no pulmão, faz com que essa condição cause a incontinência.
- Problema pode se agravar ainda mais em idosos com histórico de tabagismo!
- O diabetes é uma condição extremamente relacionada com a incontinência urinária, já que por conta do diabetes, os idosos tendem a ter uma produção elevada de urina, que se não tratada adequadamente torna-se praticamente inevitável a presença da incontinência.
- Problemas neurológicos: tais como AVC ou até mesmo certas escleroses, também podem fazer com que o idoso apresente o quadro de incontinência urinária.
- Apneia obstrutiva do sono: se o idoso apresenta interrupções frequentes durante a noite por conta dessa apneia, ele pode parar de respirar muitas vezes durante seu sono, fazendo com que o corpo produza uma quantidade menor do hormônio antidiurético, que tem o papel de fazer com que os rins reabsorvam mais água. Se esse hormônio não estiver presente e a produção de urina ficar elevada, pode acarretar a incontinência urinária.
Uma curiosidade é que no Brasil, apesar das mulheres não relatarem a presença da incontinência urinária, é estimado que de 11 a 23% da população feminina seja incontingente. A prevalência aumenta com o e envelhecimento: entre 50 e 75 anos é de 20 a 35% das mulheres e após 75 anos é de 25 a 50%.
No caso dos homens, estima-se que de 1 a 5% dos homens submetidos a prostatectomia radical (cirurgia para tratamento do câncer de próstata) apresentarão perdas de urinas após a cirurgia. Este número vem diminuindo com o aprimoramento das técnicas cirúrgicas!
Claro que para uma maioria de pessoas nessa idade esse problema poderia ser tratado como algo normal, mas nem todos os idosos passam por esse problema e não necessitam do uso de fraldas geriátricas, não é uma obrigatoriedade!
O tratamento da incontinência urinária passa pelo adequado tratamento das condições de saúde que estão prejudicando a qualidade de vida dos idosos. Todos os problemas citados acima, assim como alguns outros existentes, devem ser tratados apropriadamente!
O tratamento adequado dos problemas relacionados à incontinência urinária, traz o estabelecimento do equilíbrio na saúde do idoso, causando uma melhora nesse quadro, beneficiando sua qualidade de vida em diversas áreas.
Todos os idosos que enfrentam a incontinência urinária devem ser tratados adequadamente e terem seus quadros investigados para que se possa alcançar o quanto antes a melhora de sua saúde! Se você está procurando uma ajuda profissional de cuidadores experientes para dar o suporte que seu idoso merece, a Cia Cuidadores possui planos de assistência domiciliar de até 24 horas.
É possível contratar um cuidador de pessoas em qualquer uma de nossas unidades: