Crianças e idosos são mais vulneráveis a invernos e temperaturas baixas. É essencial mantê-los seguros e saudáveis, protegendo-os da gripe e de outros problemas relacionados ao frio. Portanto, selecionamos algumas dicas de saúde sobre como manter nossos idosos e crianças protegidos.
Identifique e elimine o risco de queda
Idosos correm um grande risco de cair durante o inverno. Isso porque costumam usar meias e chinelos dentro de casa, raramente antiderrapantes. Isso resulta em escorregões inesperados no chão ou nas escadas. Para evitar isso, certifique-se de que eles usem sapatos e chinelos com boa aderência e mantenham o chão sempre seco.
Seja inteligente na escolha da roupa
Ao saírem de casa, certifique-se de que eles estejam com agasalhos à prova de vento. Opte por roupas de lã sempre que sair. A característica de isolamento das roupas de lã ajuda a mantê-las mais secas e quentes. Para proteger o rosto, as mãos, as orelhas e o pescoço, podem sempre levar consigo luvas, cachecóis e gorros.
Fique de olho na alimentação
Ter uma dieta equilibrada durante o frio é muito importante para evitar o risco de contrair gripes e resfriados. Certifique-se de dar aos idosos e às crianças uma dieta balanceada composta por frutas e vegetais ricos em vitaminas. Frutas secas, vegetais crus fatiados, biscoitos integrais, iogurte são alguns dos melhores alimentos que compõem uma dieta balanceada para fortalecer seu sistema imunológico.
Mantenha-os hidratados
No frio, podemos não suar tanto quanto no tempo quente. A falta de transpiração pode fazer com que crianças e idosos não bebam líquidos suficientes, o que pode causar desidratação. Para evitar isso, faça uma escolha inteligente de mantê-los hidratados adicionando sucos com baixo teor de açúcar e ricos em vitamina C. Estudos demonstraram que isso pode diminuir a gravidade e a duração dos resfriados de inverno. Chá descafeinado e chocolate quente também são opções sábias, pois são uma ótima fonte de antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e também atuam como uma bebida quente reconfortante.
Forneça telefones celulares aos idosos
Forneça e ensine os idosos em sua casa como usar um smartphone, caso ainda não o tenha feito. Certifique-se sempre de que estejam atualizados sobre como usar as discagens de emergência.
Lavar as mãos
Doenças transmissíveis como resfriado, gripe e pneumonia podem passar se não forem tomados os devidos cuidados. Incentive-os a lavar as mãos com água morna e sabão antes de comer.
Use cremes hidratantes
As temperaturas frias podem ter um impacto diverso na pele. Pode levar a muitos problemas como ressecamento, coceira, erupções cutâneas, psoríase, descamação e inflamação. Para problemas comuns como ressecamento, cremes à base de ervas sem componentes químicos serão uma boa opção.
Mantenha a exposição ao frio no mínimo
Por precaução, quando a temperatura cair, é aconselhável ficar dentro de casa, a menos que haja necessidade de sair. Siga estas dicas simples para garantir que as crianças e os idosos estejam sempre seguros e à prova de enfermidades durante o frio.