Golpes em idosos: é possível prevenir golpes em pessoas mais velhas

 

Os golpes em idosos têm se tornado gradativamente frequentes, pois esse é um grupo muito vulnerável às estratégias fraudulentas de pessoas e empresas desonestas. Alguns anos atrás, a maior preocupação era com furtos e roubos da aposentadoria, mas hoje, os crimes virtuais também se juntam às infrações contra idosos.

 

Uma forma de proteger e ajudar os idosos a terem recursos para reduzir o risco de cair em uma armadilha é conhecer e compartilhar com eles os principais tipos de golpes e criar estratégias para identificá-los.

 

Este artigo contém informações para quem procura meios de ajudar as pessoas mais velhas a:

  • identificarem os riscos de infrações;
  • detectarem possíveis golpes; e
  • tomarem medidas preventivas para se proteger.

 

Conheça os tipos comuns de golpes em idosos

Os golpistas usam uma variedade de técnicas para tentar enganar as pessoas mais velhas. Financiamentos fictícios, solicitações de pagamentos ilegais, venda de produtos falsos, serviços não entregues, falsas promessas de lucro e, até mesmo, de compromissos românticos (estelionato sentimental já é crime).

 

Para evitar o risco, oriente a pessoa idosa a compartilhar qualquer proposta ou pedido financeiro recebido, seja por telefone, e-mail ou em uma abordagem pessoal.

 

Crie redes de apoio

Estabeleça uma rede de apoio com familiares, amigos e cuidadores para oferecer suporte aos idosos. Isso pode ajudá-los a resolver problemas, tomar decisões melhores e identificar os vários tipos de fraudes existentes.

 

É importante alertar as pessoas mais velhas a não atenderem ligações, receberem propostas e abrirem mensagens suspeitas ou de remetentes desconhecidos. As pessoas mais velhas devem estar conscientes que golpistas podem obter informações confidenciais desta forma.

 

Apresente as boas-práticas de uso da Internet

A tecnologia está disponível para os idosos e eles estão bastante inseridos no mundo virtual. Por isso, é preciso adotar estratégias de segurança na Internet para evitar os golpes em idosos. 

 

Veja algumas dicas:

  • Instale um bom antivírus no celular e no computador;
  •  Adicione um gerenciador de senhas para aumentar a confiabilidade nos programas que exigem essa segurança;
  • Explique o que é o phishing, para não clicarem em links ou fazerem downloads fraudulentos;
  • Fale sobre os riscos das redes sociais e o porquê dados pessoais, senhas e informações sensíveis não devem ser compartilhadas;
  • Converse sobre compras on-line e dê orientações sobre como confirmar se um site é ou não de confiança.

 

Esteja atento aos sinais

Certos tipos de comportamento, dúvidas ou sinais podem indicar que os idosos estão enfrentando golpistas. Caso o idoso se torne subitamente agressivo ou triste, busque o isolamento ou pressione por informações incomuns (especialmente sobre dinheiro), é importante suspeitar de tentativa de golpe.

 

Neste caso, converse com o idoso ou o oriente a buscar conselho profissional, pois alguns desses sinais também podem indicar alguma disfunção na saúde mental e/ou física. Então, descartar doenças também é um ponto vital para os cuidados.

 

Conheça as pessoas próximas

Pessoas maldosas podem se aproximar para aplicar golpes em idosos. Por essa razão, é importante conhecer as pessoas com as quais o idoso se relaciona. Em alguns momentos, isso pode parecer invasivo, mas converse com a pessoa idosa e explique que essa é uma forma de reduzir o risco de um golpe.

 

Outro caminho é orientar a pessoa idosa a desconfiar de “novos amigos” que insistem em saber sobre dinheiro e bens pessoais, fazer propostas financeiras boas demais, bem como em conhecer outros detalhes, como nomes de pessoas próximas.

 

Outras formas de ajudar no combate aos golpes em idosos

 

Evite rir, fazer comentários maldosos ou criticar quando o idoso apresentar uma dúvida. Assim, ele não se sentirá constrangido em pedir ajuda e o risco de cair em uma armadilha é muito menor.

 

Também é importante deixar o idoso ciente dos diferentes tipos de fraude existentes e tomar as medidas necessárias para se proteger. A sugestão é você se certificar de orientar regularmente seus parentes mais velhos e a rede de apoio sobre o tema.

 

Você também pode se manter atualizado e fazer denúncia no site da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados. Esta comissão é destinada a receber, avaliar e investigar denúncias que ameacem ou violem os direitos da pessoa idosa.

 

E não menos importante: coloque a rede de apoio à disposição da pessoa idosa para que ela se sinta confortável para falar quando precisar.

 

Os guardiões de idosos da Cia Cuidadores estão sempre atentos às mudanças de comportamento ou atividades que possam colocar em risco a saúde física e mental dos assistidos.

 

Além disso, pelo prontuário digital, você acompanha o trabalho e a rotina das atividades dos guardiões, para ter mais segurança e tranquilidade no seu dia a dia. Afinal, nós também somos aliados no combate aos golpes em idosos. Fale conosco e saiba como podemos ajudar!