Promover a relação de idosos e crianças é fundamental para um convívio harmonioso no ambiente familiar. Como a expectativa de vida está cada vez mais longa, essa relação estará cada vez mais presente dentro e fora de casa. Então, quanto mais cedo as crianças forem educadas para esse convívio, mais saudável ele será.
Mas algumas famílias que nos procuram relatam alguma preocupação quando as crianças e uma pessoa idosa passarão a viver juntas. Por isso, no texto de hoje, vamos desmistificar algumas dessas ideias que podem gerar uma ansiedade natural.
IDOSOS E CRIANÇAS: UMA RELAÇÃO QUE DEVE SER ESTIMULADA
Embora a diferença geracional seja grande, crianças e idosos aprendem muito um com o outro e podem desenvolver lembranças afetivas importantes para a vida.
A seguir, vamos trazer alguns dos benefícios da convivência de idosos e crianças e as contribuições que esse contato gera para ambos.
Aproximar gerações quebra barreiras
O convívio de idosos e crianças favorece a ampliação das percepções em relação aos mais variados aspectos da vida. A aproximação também reduz preconceitos e falta de compreensão, aumenta a solidariedade e beneficia o vínculo afetivo.
Além disso, possibilitar o contato de idosos e crianças abre espaço para a família conversar mais sobre o processo de envelhecimento e ações que podem ser feitas agora para uma velhice mais saudável e segura.
Faz os idosos se sentirem parte de algo importante
Quando a velhice avança, alguns idosos tendem a se isolar e a se sentir cada vez mais dispensáveis para a sociedade. No entanto, quando a pessoa idosa tem a chance de cuidar de uma criança, mesmo que por pouco tempo, esse momento aflora o senso de pertencimento.
Essa sensação de ser importante ao assumir uma responsabilidade pode ser mais claramente vista nos estudos realizados a partir da “terapia com bonecas”, feita em pacientes com Alzheimer. Neste tratamento, os idosos recebem uma boneca para cuidar e, ao invés de se sentirem assustados com a responsabilidade, o contato com a boneca lhes traz alegria e amor, reduz a agitação e alivia o stress.
É ótimo para a saúde mental
Um dos maiores males da sociedade moderna é a depressão e os idosos, infelizmente, estão sujeitos a ter essa doença também. No entanto, poder acompanhar e participar do desenvolvimento de uma criança ajuda a pessoa idosa a valorizar a vida.
Isso traz aspectos positivos para o bem-estar e a saúde mental, gerando bons resultados até em outras áreas, como a saúde física. O convívio de idosos e crianças motiva os mais velhos a esperar dias melhores!
Os idosos transbordam de amor
Muitas vezes, o convívio da criança com a pessoa idosa se dá pela figura dos avós. Avós que também já foram pais e mães cheios de dúvidas e dificuldades.
Não é incomum recebermos relatos de familiares que dizem sentir que os pais amam mais os netos do que os filhos. Mas essa não é bem uma verdade. O fato é que os pais nem sempre estavam presentes integralmente, muitos precisaram trabalhar fora a vida inteira e quase ficaram sem tempo para demonstrar o amor.
Na velhice, os avós têm a oportunidade de dar aos netos todo o carinho que não puderam dar aos filhos e ficou reprimido. Por isso, os avós transbordam de amor!
A FAMÍLIA E OS IDOSOS
Ficam claros os benefícios da relação intergeracional entre crianças e idosos! No entanto, famílias que cuidam, sob o mesmo teto, destas duas gerações, podem se sentir sobrecarregadas em suas responsabilidades.
Especialmente se o idoso for muito dependente da família para realizar até mesmo as atividades menos complexas, como banho e alimentação.
Mas existem meios de aliviar a rotina e manter o idoso no convívio familiar, algo que acreditamos ser muito saudável para todos! Um exemplo disso é contar com o apoio de um guardião de idosos para ajudar no dia a dia, acompanhando várias tarefas, como: visitas ao médico, alimentação, medicação e banho.
Os guardiões cuidam de todos os aspectos da vida do idoso, tornando o dia a dia da família mais leve e dando a oportunidade de a pessoa idosa continuar no ambiente familiar. Todos ganham em qualidade de vida e amor!
As guardiãs e guardiões de idosos da Cia Cuidadores são profissionais capacitados para atender às demandas específicas de cada pessoa assistida e a família tem a segurança de contar com uma empresa focada em garantir o bem-estar e qualidade de vida do idoso.
Então, se assim como nós, você também acredita que promover a relação de idosos e crianças dentro de casa é fundamental para o bem-estar de ambos, mas precisa de uma ajuda para tornar o seu dia mais leve, fale hoje mesmo com a nossa equipe. Atendemos rapidamente pelo WhatsApp e vamos conseguir te ajudar!