QUAIS SÃO OS CUIDADOS ESPECIAIS COM A PESSOA IDOSA?
Oferecer cuidados especiais com a pessoa idosa é um grande diferencial para o bem-estar dela, especialmente se a pessoa assistida necessita de apoio em atividades consideradas até mais simples, como manter a higiene básica.
O que queremos dizer com isso é: na velhice, algumas ações começam a ser mais difíceis para os idosos realizarem sozinhos. E tudo bem! Essa dificuldade pode surgir por conta das condições físicas e/ou mentais da pessoa assistida, sendo necessário um atendimento de complexidade maior. A essas ações damos o nome de cuidados especiais com a pessoa idosa.
O artigo de hoje foi preparado com base nas principais dúvidas que recebemos quando uma família nos procura para solicitar apoio de um guardião de idosos. Apesar de ser possível que você realize os cuidados especiais com a pessoa idosa, o apoio profissional faz muita diferença.
Vamos falar sobre o trabalho dos guardiões de idosos também. Mas, por enquanto, veja quais são os principais cuidados especiais com a pessoa idosa.
Cuidados especiais com a pessoa idosa: uma lista de dúvidas e respostas
Enquanto não vivemos com uma pessoa idosa que necessita de ajuda mesmo para realizar as tarefas simples do dia a dia, não nos damos conta do quanto elas podem ser difíceis, especialmente se o nível de dependência for alto.
Para os mais jovens, é quase tudo automático. Mas, com a idade avançada, algumas ações ficam menos dinâmicas e mais difíceis. Por isso, os cuidados especiais com a pessoa idosa são tão importantes. Vamos ver quais são eles?
Dar banho de chuveiro (ou banho de aspersão)
O banho de chuveiro na pessoa idosa pode ser dado em pé, desde que adotadas as devidas medidas de segurança, ou sentado.
Quando falamos de medidas de segurança para o banho da pessoa idosa, destacamos:
– barras de apoio: caso não tenha na casa, sugerimos a instalação, para impedir que a pessoa se apoie em estruturas frágeis e caia;
– tapete antiderrapante;
– verificar antes se o piso do box não está escorregadio; e
– certificar-se da temperatura da água, nem muito quente e nem muita fria.
Dar banho no leito
Caso a pessoa idosa não consiga se levantar, é preciso aprender a técnica do banho no leito.
Mas, lembre-se: o banho no leito pode ser embaraçoso para a pessoa idosa, pois significa um nível de dependência bastante alto. Nesse caso, o foco dos cuidados especiais com a pessoa idosa não são apenas os técnicos: é preciso muito acolhimento e carinho, tentando preservar ao máximo a privacidade da pessoa idosa neste momento, que pode ou não ser permanente.
Trocar fraldas
No mesmo sentido do banho no leito, a troca de fraldas também pode ser um momento constrangedor para a pessoa idosa. Então, a dica aqui também é ter empatia, cuidado e afeto ao desempenhar essa atividade.
No que é preciso prestar atenção: preferencialmente, use luvas descartáveis. Antes de colocar a fralda, faça uma limpeza com lenço umedecido ou algodão, para reduzir o risco de infecções, irritações e, claro, para manter a higiene do local. Lembre-se, também, do creme para assadura, pois é uma região bastante sensível.
Verificar sinais vitais
Em primeiro lugar, é preciso conhecer os parâmetros dos sinais vitais. Assim, se algum deles sofrer uma alteração, pode ser um sinal de que algo está desregulado.
Quanto mais cedo as alterações são percebidas, mais rapidamente é possível entrar com um tratamento. Veja quais são os principais sinais vitais que devem ser verificados frequentemente na pessoa idosa:
– Temperatura;
– Frequência cardíaca;
– Frequência respiratória; e
– Pressão arterial.
Administrar medicação via oral
As famílias que nos procuram sempre demonstram bastante preocupação quando a pessoa idosa usa medicamentos por via oral. Isso é normal! Até quando a medicação é para nós mesmos, temos de prestar atenção na posologia e nos horários.
Quando a medicação oral é por drágeas, é preciso verificar se o comprimido foi ingerido adequadamente. É importante consultar com a equipe médica se você pode macerar (triturar) o comprimido em pedaços, para facilitar a ingestão.
Alimentação ou medicação via gastrostomia
A sonda de gastrostomia ou GTT é utilizada para os idosos que, por algum motivo, não podem receber alimentação, água ou medicação por via oral.
É um processo bem delicado, especialmente de aceitação para a pessoa idosa. Entretanto, o suporte do cuidador na administração de comida, bebidas e medicamentos através da sonda é fundamental para o bem-estar da pessoa assistida.
Entre os muitos cuidados especiais com a pessoa idosa, esse procedimento é um grande gerador de dúvidas. Inclusive, se você quiser se aprofundar, temos esse artigo exclusivo sobre esse tema.
E o apoio do guardião nos cuidados especiais com a pessoa idosa?
O grande diferencial de contar com o guardião de idosos é a possibilidade de ter um profissional, ou até mesmo, uma equipe, preparada para assistir à pessoa idosa que necessita de cuidados especiais.
A função dos guardiões é garantir que as atividades básicas que envolvem o bem-estar da pessoa idosa sejam cumpridas, isto é: alimentação, higiene, saúde e lazer.
Por isso, avalie consigo mesmo e com sua família quais as demandas a pessoa idosa necessita e, entendendo ser possível contar com ajuda, não hesite em solicitar esse apoio. Os profissionais da Cia. Cuidadores estão preparados e em constante atualização para atender aos diferentes cuidados especiais com a pessoa idosa e levaremos a você e sua família, a tranquilidade e a segurança que precisam.
Visite as demais áreas do nosso site e saiba mais sobre nosso trabalho como guardiões para os cuidados especiais com a pessoa idosa!