Os cuidados com idosos requerem mais do que atenção à sua delicada rotina: eles também precisam receber afeto. Afinal, o bem-estar da pessoa idosa precisa ser completo, isto é, físico e mental!
E mesmo quando a família é muito amorosa com o idoso, existem casos em que há uma falta de tempo e até de conhecimento dos cuidados especiais que eles necessitam, que podem impactar em sua qualidade de vida.
A própria rotina da família corre em velocidade diferente do ritmo da pessoa idosa. Se não há planejamento e organização para dedicar-se bem aos cuidados com idosos, isso pode afetar tanto a ele quanto à própria família.
Por isso, selecionamos abaixo alguns lembretes para os cuidados com idosos. São ações que consideramos simples e seguras, que vão ajudar todos a terem uma rotina mais leve e saudável ao lado de uma pessoa idosa.
Estímulo cognitivo
Manter o cérebro ativo é fundamental para o bem-estar da pessoa idosa! Algumas atividades bem gostosas para serem realizadas em parceria com o idoso:
- jogos de cartas;
- jogos da memória;
- palavras-cruzadas;
- relembrar histórias; e
- assistir e conversar sobre um filme ou um jogo.
Todos são estímulos que ajudam a manter a mente ativa!
Cuidados físicos
Sem dúvida, um dos mais importantes e, talvez, o que cause mais ansiedade em quem cuida de uma pessoa idosa.
Afinal, são muitos detalhes aos quais se deve estar atento. Então, alguns pontos que não podem faltar: comidinha balanceada (se o idoso tiver alguma restrição, é preciso redobrar a atenção), medicação nos horários certos, cumprimento rigoroso da agenda com os médicos e prática de atividades físicas são essenciais para o bem-estar do idoso!
Respeito à autonomia
Muitas vezes, na ânsia de evitar acidentes, a família se torna super protetora do idoso, reduzindo demais a sua autonomia. Ainda mais se essa pessoa idosa for bastante ativa e lúcida.
É claro que não deixa de ser uma demonstração de carinho, mas é preciso cuidado para não subestimar os desejos da pessoa idosa. Então, entender e respeitar os limites é muito importante para o bem-estar da relação.
Proporcionar um lugar seguro
Qualquer que seja o local em que o idoso more, é preciso que seja um ambiente seguro. Portanto, adaptar alguns aspectos da residência para proteger a pessoa idosa é de fundamental importância.
Veja algumas dicas:
- instalação de barras de apoio no banheiro, especialmente no box;
- instalação de corrimão e guarda-corpo nas escadas;
- retirar tapetes dos locais de passagem mais frequente;
- boa iluminação em todos os ambientes; e
- manter objetos de uso cotidiano em locais de fácil acesso.
E, muito embora essas adaptações pareçam proteger apenas os idosos, saiba que elas impactam no bem-estar de todos. Afinal, uma casa segura é boa para toda a família!
Laços sociais e círculo afetivo
Na velhice, as pessoas tendem a se isolar, motivadas pela falta de disposição, por alguma doença ou por estarem distantes de amigos ou outros membros da família. Mas, os laços sociais são importantes para todos e, na terceira idade, eles não podem faltar.
Então, se a pessoa idosa tem um hobby ou pratica regularmente alguma atividade, estimule-a a continuar se envolvendo e mantendo as interações sociais. O círculo afetivo que se cria nesses locais é importante para a autoestima e para manter a mente ativa – a dica que demos lá em cima.
Por outro lado, nós sabemos que, apesar de termos dado dicas simples para proporcionar mais bem-estar para o idoso, nem sempre você e sua família têm disponibilidade para realizá-las.
Por isso, nossa última ação sugerida é que você também pense em si com afeto. E, então, deixe de lado aqueles preconceitos impostos pela sociedade e entenda: delegar os cuidados do idoso a uma pessoa especializada não é errado!
Pelo contrário! Os cuidadores são pessoas com as competências e as habilidades necessárias para dar toda a atenção que o idoso necessita. Estes profissionais estão ali para tornar o seu dia mais leve e assegurar que a rotina da pessoa idosa seja mantida, para que ela tenha qualidade de vida. E vamos além: com todo o carinho que o idoso merece!
Hoje em dia, as empresas de cuidadores se beneficiam da tecnologia para deixar a família do idoso mais segura sobre os cuidados. É possível acompanhar em tempo real o trabalho feito com a pessoa idosa.
Por todos esses motivos, queremos convidar você para visitar as outras áreas do site da Cia Cuidadores e saber mais sobre o trabalho que desenvolvemos com os idosos. Nosso objetivo é cuidar, com afeto e humanização, daqueles que já cuidaram de nós!