RASTREANDO A ORIGEM DO CARNAVAL: DOS RITUAIS À FOLIA

 

Desde tempos antigos, as pessoas festejam o Carnaval. Mas como surgiu o Carnaval? Se prepare para mergulhar em uma colorida jornada no tempo para descobrir a origem desta folia!

 

O que é o Carnaval?

 

O Carnaval, como conhecemos, é uma celebração cristã, que acontece 47 dias antes da Quaresma e da Páscoa, e costuma ocorrer entre 4 de fevereiro e 9 de março.

 

É tradicionalmente celebrado com muita festa! As pessoas usam fantasias e maquiagens, saem para comemorar nas ruas, em bares e clubes e assistem, também, a desfiles de carros alegóricos.

 

Em cada país em que o Carnaval acontece, ele é vibrante e único, pois tende a misturar elementos das culturas locais.

 

Como surgiu o Carnaval?

 

A influência das festas aos deuses da Antiguidade é fundamental para entender a história e a origem do Carnaval: 

  • Estudiosos mapearam que, desde a Babilônia, já havia uma celebração em que as pessoas assumiam outras identidades e, por alguns dias, se divertiam assim. 
  • Na Grécia Antiga, havia festas para comemorar a chegada da primavera. Essas comemorações uniam todo o povo, independentemente de sua classe social. 
  • O Império Romano também celebrava, em um evento com pessoas mascaradas, que brincavam, comiam e bebiam por alguns dias.

 

Mas com o crescimento do Cristianismo no mundo, as festas pagãs começaram a ser revistas (assim como aconteceu com o Natal e já contamos aqui). Assim, as festas do Carnaval ficaram concentradas no período que antecede a Quaresma.

 

Nos dias de Carnaval, cuja palavra tem origem na palavram no latim, “carnis levale” – algo como “retirar a carne” –, os foliões podem aproveitar a festa para extravasar antes da Quaresma. Estes 40 dias de Quaresma são um período de contrição e preparação para a Páscoa, isto é, a ressurreição de Cristo.

 

Origem do Carnaval no Brasil

 

O Carnaval brasileiro data dos séculos 16 e 17, com uma manifestação carnavalesca chamada “Entrudo”, trazida pelos Portugueses. Esse evento era uma brincadeira de rua, em que as pessoas jogavam água, lama, farinha, ovos e tinta umas nas outras.

 

Essa celebração continuou até o século 20, quando passou a ficar mais parecida com os eventos da Europa. Não à toa, as imagens de Pierrot e Arlequina se tornaram fantasias muito comuns nos carnavais brasileiros.

 

Como surgiu o Carnaval brasileiro como conhecemos

 

Com o passar do tempo, as festividades carnavalescas de rua foram ficando mais organizadas. No lugar dos elementos comuns do “Entrudo”, serpentinas e confetes passaram a fazer parte e a deixar ainda mais colorida a festa.

 

Essa organização também deu origem aos grupos carnavalescos, que originaram as primeiras escolas de samba do Brasil. A primeira agremiação surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa Falar”. 

 

O Carnaval de rua também passou a ser animado pelas marchinhas. Considera-se que, em 1899, foi escrita a primeira marchinha de Carnaval: “Ó Abre Alas”. Inclusive, mais de um século depois, essa ainda é uma música que toca na folia carnavalesca!

 

Onde aproveitar o melhor Carnaval do Brasil

 

O Carnaval de rua é muito expressivo no Brasil. Os chamados “bloquinhos”, por exemplo, crescem ano a ano. São pequenos trios elétricos que percorrem uma determinada região da cidade, com muitos foliões se divertindo. 

 

Os desfiles das escolas de samba, comuns no Rio de Janeiro e em São Paulo, se mantêm como o ápice da festa de Carnaval, e movimentam milhões de reais todos os anos.

 

A região Nordeste também não pode ficar de fora! Salvador/BA é famosa pelos grandes trios elétricos que arrastam foliões pelas ruas da cidade. Em Recife e Olinda/PE, o frevo e os bonecões dão o tom para celebrações que atraem turistas de todo o mundo.

 

Mas nossa dica sobre como aproveitar o melhor Carnaval do Brasil é a seguinte: esteja ao lado de pessoas que você gosta e que te deixem feliz! Compartilhe esse momento de muita alegria com pessoas que querem “pular o Carnaval” com muito amor e respeito!

 

E não se esqueça: se for correr atrás do trio elétrico ou se for ficar em casa, beba muita água, se alimente bem, use protetor solar e, claro, descanse! Normalmente, os meses de fevereiro e março ainda são muito quentes no Brasil. Então, é preciso se cuidar!

 

Cuide, também, dos seus velhinhos! Quem sabe dá para passar um dia gostoso ao lado de pais, tios e outras pessoas idosas de sua família? Motivar a pessoa idosa a se distrair é muito importante para sua saúde mental.

 

Sempre que precisar, lembre-se de que a Cia Cuidadores está aqui para apoiar nos momentos alegres e nos maiores desafios com a pessoa idosa. Fale conosco!