A Páscoa é uma das comemorações mais tradicionais da atualidade. Trocas de chocolates, família reunida e o almoço de domingo são alguns dos motivos dessa data ser tão amada. Mas você sabe quais são os significados dessa comemoração?

 

Origem da Páscoa

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surgiu posteriormente, celebrando a Ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após sua crucificação. O registro mais antigo de uma celebração da Páscoa vem do século II, embora a comemoração da Ressurreição de Jesus provavelmente tenha ocorrido antes. A data acumulou muitas tradições, algumas das quais pouco têm a ver com a celebração cristã, mas derivam de costumes populares. Desde o século 12, o jejum quaresmal termina na Páscoa com refeições que incluem ovos, presunto, queijos, pão e doces que foram abençoados para a ocasião.

 

Datas variadas

Os cristãos estabelecem a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no equinócio vernal — em que a maior parte da Terra experimenta horas quase iguais de dia e noite. Isso sinaliza a chegada do outono no Hemisfério Sul. Por isso, a Páscoa cai em uma data diferente a cada ano!

2023 – 9 de abril
2024 – 31 de março
2025 – 20 de abril
2026 – 5 de abril
2027 – 28 de março
2028 – 16 de abril

 

Ovos e chocolates

O uso de pinturas e decorações dos ovos foi registrado pela primeira vez no século XIII, quando a igreja proibiu a ingestão de ovos durante a Semana Santa. A ideia era classificar os ovos que as galinhas botavam nesse período, especialmente como ovos da “Semana Santa”. O próprio ovo tornou-se um símbolo da Ressurreição. Assim como Jesus ressuscitou da tumba, o ovo simboliza uma nova vida emergindo da casca.

No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa, mas nem todos tinham acesso a essa mercadoria, pois, na época, era um artigo muito caro.

Com o passar do tempo, o preço dos ovos de chocolate foi se tornando mais acessível e esse item se transformou em um dos artigos mais populares dessa época. Atualmente, o comércio dos ovos de Páscoa aquece o mercado todos os anos, gerando empregos e movimentando milhões de reais no Brasil e em outros países.

 

Coelho

A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.

 

Se puder estar ao lado da família nessas datas importantes, aproveite! Mas faça isso com tempo de qualidade. Ao precisar de um apoio, conte conosco. A Cia Cuidadores dispõe de diversos planos que podem ajudar a deixar você e sua família mais tranquilos nos cuidados da pessoa idosa, inclusive em datas festivas.