O carnaval é uma época contagiante e cheia de alegria para todo Brasil, mas principalmente para os idosos, pois essa data traz muitas lembranças boas, engraçadas e felizes, por isso participar das festividades carnavalescas pode ser uma experiência incrivelmente enriquecedora, promovendo a socialização, a diversão e até mesmo benefícios para a saúde. 

Idosos geralmente possuem uma ligação bem forte com o carnaval, pois a maioria participava dos bailes, cantavam marchinhas, namoravam e se divertiam muito, ou seja, o a data pode ser uma ótima aliada para o bem-estar e qualidade de vida do seu ente querido. 

Por isso, separamos algumas dicas de atividades para envolver a pessoa idosa na alegria do desta data e mostrar que nunca é tarde demais para curtir a vida. 

Organizar bailes de carnaval

Organizar um baile para seu ente querido, com os cuidadores e a família, com direito a marchinhas, decoração cheia de cores e o elemento principal muita dança que é uma das melhores formas de exercícios físicos, além de trabalhar a coordenação motora e de promover a socialização do idoso.

Buscar eventos carnavalescos para idosos 

Verificar com a prefeitura ou na agenda de eventos da cidade, se há algum baile para terceira idade, ou até mesmo consultar a vizinhos e amigos sobre esse tipo de festividade, mas vale ressaltar que precisa ser um lugar que possua um ambiente aprazível e organizado, pois senão o idoso ficará irritado e ao invés de beneficiar, acabará prejudicando.

Confecção de máscaras 

Confeccionar máscaras é uma ótima atividade, para trabalhar o cognitivo do idoso. Comprar alguns paetês, cola colorida, glitter e o idoso junto ao familiar e cuidador, usar a criatividade para produzir. Após a confecção pode ser feito uma votação ou um desfile de máscaras, atividades como essa distraem a pessoa idosa e arranca boas risadas. 

Degustação de Comidas Típicas

Explorar a gastronomia carnavalesca com uma degustação de comidas típicas dessa época, servir petiscos tradicionais, como acarajé, coxinhas, e doces típicos. Além de ser uma delícia, essa atividade envolve os sentidos e proporciona uma experiência sensorial única. Mas é necessário levar em conta as restrições alimentares do idoso para que não haja nenhum problema depois da festa. 

Celebrar o Carnaval na terceira idade é garantir momentos de alegria e conforto, mas também promovendo a saúde mental, emocional e física. Vamos juntos criar um Carnaval inclusivo, onde todas as gerações possam se unir para celebrar a vida e a diversidade cultural.

Se você está procurando uma ajuda profissional de cuidadores experientes para dar o suporte que seu idoso merece, a Cia Cuidadores possui planos de assistência domiciliar de até 24 horas.

 É possível contratar um cuidador de pessoas em qualquer uma de nossas unidades:

Juiz de Fora

São Paulo (Morumbi)