Quando a notícia de que um ente precisará fazer a alimentação via sonda, há sempre uma enorme preocupação entre os familiares.

Por isso, hoje trouxemos alguns esclarecimentos sobre esse procedimento, especialmente quando se trata de cuidados com a pessoa idosa que ficará em casa ou em uma clínica.

Entendendo melhor a alimentação via sonda

O que é a alimentação via sonda

É um procedimento cirúrgico para levar uma dieta, líquidos e/ou medicamentos à pessoa com restrições para se alimentar pela boca.

A cirurgia estabelece acesso ao estômago por meio da parede abdominal, utilizando a sonda (ou cateter), que é um tubo fino e flexível. O nome deste procedimento é gastrostomia e a alimentação via sonda também é conhecida como nutrição enteral.

Quando a alimentação via sonda é indicada

Deve-se indicar a sonda alimentar é nos casos em que a pessoa não consegue ingerir nada pela boca. A dificuldade com a nutrição, ingestão de líquidos e de medicamentos por via oral pode ocorrer por motivos físicos ou mentais, como deficiência física, estado de coma, lesão cerebral, recuperação de um tratamento, entre outros.

Como se realiza a alimentação via sonda

Existem 3 meios de realizar a nutrição enteral, que veremos logo abaixo. Quem decide qual delas vai utilizar é a família com orientação médica.

Independentemente do tipo de sonda que vai utilizar, o nutricionista ou nutrólogo precisa indicar a dieta, a quantidade (volume) e a frequência diária (quantas vezes será administrado em 24 horas) para satisfazer as necessidades nutricionais da pessoa idosa.

Tipos de sonda

Gravitacional ou equipo

Equipo é o nome do equipamento em que se realiza a nutrição enteral, mas o termo também é usado como sinônimo para “alimentação gravitacional”. Neste caso, a dieta é adicionada a uma bolsa que fica suspensa e conectada à sonda, e a nutrição ocorre por gotejamento.

Seringa ou alimentação em bolus

A administração dessa dieta é feita por meio de uma seringa que se conecta à sonda. Normalmente, indicar esse tipo de alimentação por sonda é em casos de maior quantidade (volume) de dieta.

Bomba infusora

É pouco vai se indicar para uso em domicílio, mas, para esclarecimento, é importante conhecer. Neste equipamento, a dieta também é adicionada à bolsa, mas a administração é controlada pela bomba infusora, na qual a sonda também fica conectada.

Cuidados essenciais com a alimentação via sonda

Nem toda a pessoa idosa que precisa de nutrição via sonda está sendo assistida por enfermeiros. Em muitos casos ela está em casa, sendo cuidada por um guardião, seja um familiar ou um cuidador.

Por isso, resolvemos separar, algumas dicas de cuidados essenciais para administrar a nutrição via sonda para a pessoa idosa. Ah, e vale lembrar: qualquer pessoa pode administrar dieta, líquidos ou medicamentos via sonda, entretanto, é fundamental seguir a prescrição da dieta, receber orientação médica e adotar os passos abaixo:

  1. Sempre higienizar as mãos, com água e sabão, antes de administrar a dieta ou o medicamento;
  2. A pessoa idosa precisa estar na posição correta, antes e depois da administração: a cabeceira deve elevar entre 30° e 45° para receber a dieta e deve permanecer assim por, pelo menos, 30 minutos após a administração;
  3. Antes da administração da dieta, líquidos ou medicamento, verificar se a sonda está adequadamente posicionada e não está obstruída;
  4. Antes e depois da dieta, lembre-se de higienizar a sonda e a seringa, no caso de administração por este meio. Para isso, basta aspirar água limpa com uma seringa e injetá-la na sonda. No caso da seringa, ela mesma aspira a água e limpa para ser higienizada.

Importante: apesar da pessoa assistida não se alimentar por via oral, a higiene bucal deve ser mantida: lavar os dentes e gengivas, hidratar a cavidade oral e aplicar creme hidratante nos lábios.

Cuidados com o local da inserção da sonda

Este também é um ponto sensível para o guardião de idosos: os cuidados com o local em que a sonda esta inserida. Este orifício aberto artificialmente recebe o nome de estoma e precisa ser diariamente higienizado, com água e sabonete neutro. Evite utilizar outros produtos sem orientação médica.

No momento da higienização, é preciso verificar se há situações incomuns, como dor, vermelhidão, calor no local, saída de sangue ou secreções. Em qualquer caso fora do comum, a equipe médica da pessoa assistida, o guardião ou familiar deve consultar.

Quem pode cuidar de pessoas que recebem alimentação via sonda

Sendo assim, qualquer pessoa com orientação médica pode administrar a dieta ou os medicamentos. Isto quer dizer que um membro da família pode realizar essas atividades.

Mas sabemos que nem todas as pessoas têm disponibilidade e nem condições físicas e emocionais para esses cuidados – e está tudo bem! Por isso, é possível contar com o apoio dos guardiões de idosos da Cia Cuidadores para esses e outros cuidados com a pessoa idosa.

De acordo com as necessidades da pessoa idosa, enviamos cuidadores especializados para prestar a melhor assistência. Por exemplo: dar banho, trocar fraldas, acompanhar em consultas médicas e a própria alimentação via sonda. Fale conosco hoje mesmo!