Com exceção do câncer de pele, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer em homens, juntamente com o de colorretal, o de pulmão, o de estômago e o de boca. Os exames de verificação devem começar aos 50 anos para paciente sem fatores de risco e aos 45 anos para pacientes que possuam familiares de primeiro grau com câncer de próstata, mama, paciente negros e obesos. Embora o risco aumente a cada aniversário, não existe uma idade específica em que o câncer de próstata se torne mais perigoso.

Sintomas comuns

Nem todas as pessoas que são diagnosticadas com câncer de próstata desenvolverão sintomas que afetarão suas vidas. Devido aos exames de triagem, o diagnóstico precoce é comum. Mas o câncer de próstata pode demorar anos após o diagnóstico. Confira alguns sintomas:

  • Dificuldade para urinar ou fluxo de urina fraco;
  • Micção frequente, especialmente à noite;
  • Dor ou desconforto ao urinar;
  • Sangue na urina ou sêmen;
  • Dor persistente nas costas, quadris ou pélvis;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição da libido;
  • Perda de peso.

 

Quando se discute o diagnóstico e as opções de tratamento, o foco não deve estar apenas na idade cronológica – mas na chamada idade biológica. O quão saudável você é agora com base em fatores como genes, estilo de vida e ambiente? Você tem outras doenças que afetam sua saúde geral? Isso pode ajudar a prever quanto tempo você viverá com boa saúde. Os exames preventivos regulares podem detectar a doença precocemente, mesmo antes do aparecimento dos sintomas. Quando detectado cedo, o tratamento costuma ser mais eficaz, mais barato e menos invasivo.

 

Mito x Fato

Quando se trata de câncer de próstata, a desinformação pode ser tão prevalente quanto a própria doença. Vamos desmascarar alguns mitos comuns e reforçar os fatos:

Mito: Somente homens mais velhos têm câncer de próstata.

Fato: Embora seja mais comum em homens mais velhos, pode ocorrer em qualquer idade.

Mito: A atividade sexual afeta o risco de câncer de próstata.

Fato: Não há evidências conclusivas que liguem a atividade sexual ao aumento do risco.

Mito: Vasectomias levam ao câncer de próstata.

Fato: A maioria dos estudos não encontrou nenhuma ligação entre vasectomias e aumento do risco.

 

Embora não seja possível alterar alguns fatores de risco, como idade ou histórico familiar, adotar um estilo de vida mais saudável pode fazer a diferença. Além disso, não deixe que os mitos orientem suas decisões de saúde. Mantenha-se informado, consulte profissionais de saúde e considere exames regulares, especialmente se você integrar o grupo de risco.

 

Os guardiões da Cia Cuidadores são profissionais treinados para prestar suporte a pessoas que passam por momentos difíceis como esse. Já conhece nossa empresa? É possível contratar um cuidador de pessoas em qualquer uma de nossas unidades:

Juiz de Fora

Petrópolis

São Paulo (Morumbi)