A pressão arterial alta, ou hipertensão, é um problema de saúde que, apesar de comum em pessoas idosas, requer atenção. Com o passar da idade, a rede de vasos sanguíneos do corpo conhecida como sistema vascular, sofre alterações. As artérias ficam mais rígidas, fazendo com que a pressão sanguínea suba. Isso pode acontecer até em pessoas que possuem hábitos saudáveis e se sentem bem. A pressão alta, às vezes chamada de “assassina silenciosa”, geralmente não causa sinais de doença que você possa ver ou sentir. Embora a pressão alta afete quase metade de todos os adultos, muitos podem nem saber que a têm.

 

O que é pressão arterial?

A pressão arterial é a força do sangue empurrado contra as paredes das artérias enquanto o coração bombeia o sangue. Uma leitura da pressão arterial é dada como o número da pressão arterial sistólica sobre o número da pressão arterial diastólica. Os níveis de pressão arterial são classificados com base nesses dois números. Se ela não for controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos, pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares (como doenças cardíacas e derrames), demência vascular, problemas oculares e doenças renais. A boa notícia é que a pressão arterial pode ser controlada na maioria das pessoas.

 

Eu tenho pressão alta?

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é a pressão arterial sistólica inferior a 90 ou a pressão arterial diastólica inferior a 60. Se você tem pressão arterial baixa, pode se sentir tonto, fraco ou até mesmo desmaiar. Pode ser causada por não receber líquidos suficientes, perda de sangue, algumas condições médicas ou medicamentos, incluindo aqueles prescritos para pressão alta.

 

  • A pressão arterial normal para a maioria dos adultos é definida como uma pressão sistólica inferior a 120 e uma pressão diastólica inferior a 80.
  • A pressão arterial elevada é definida como uma pressão sistólica entre 120 e 129 com uma pressão diastólica inferior a 80.
  • A hipertensão arterial é definida como pressão sistólica de 130 ou superior, ou uma pressão diastólica de 80 ou superior.

 

Qualquer pessoa pode ter pressão alta. Algumas condições médicas, como síndrome metabólica, doença renal e problemas de tireoide, podem causar o aumento da pressão. Algumas pessoas têm uma chance maior de ter pressão alta por motivos que incluem:

  • Idade: A chance de ter pressão alta aumenta à medida que envelhecemos, especialmente hipertensão sistólica isolada.
  • Gênero: Antes dos 55 anos, os homens têm uma chance maior de ter pressão alta. As mulheres são mais propensas a ter pressão alta após a menopausa.
  • Histórico familiar: A hipertensão arterial ocorre hereditariamente em algumas famílias.

 

Como posso controlar minha pressão arterial?

Muitas vezes, você pode diminuir sua pressão arterial mudando seus hábitos e tomando medicamentos, se necessário. O tratamento requer avaliação contínua e discussões com seu médico, especialmente se você tiver outras condições médicas, como diabetes.

 

Mudanças no estilo de vida que ajudam a prevenir e diminuir a pressão alta:

  • Peso saudável: Estar acima do peso aumenta o risco de pressão alta. Pergunte ao seu médico se você precisa perder peso;
  • Exercícios físicos: Atividade moderada, como caminhada rápida ou natação, pode reduzir a pressão arterial elevada. Defina metas para que você possa se exercitar com segurança e trabalhar até pelo menos 3 horas por semana. Verifique com seu médico antes de iniciar um plano de exercícios se tiver algum problema de saúde que não esteja sendo tratado;
  • Dietas saudáveis: Uma dieta balanceada de vegetais, frutas, grãos, proteínas, laticínios e óleos pode diminuir sua pressão arterial;
  • Redução do sal: O corpo e a pressão sanguínea tornam-se mais sensíveis ao sal (sódio) à medida que envelhecemos. Limitar a quantidade de sal por dia pode ajudar;
  • Beber menos álcool: Bebidas alcóolicas podem afetar sua pressão arterial. Homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia e as mulheres não mais do que um por dia;
  • Não fumar: Fumar aumenta o risco de pressão alta, doenças cardíacas, derrame e outros problemas de saúde;
  • Boa noite de sono: Informe o seu médico se lhe disserem que você ronca ou soa como se parasse de respirar nos momentos em que dorme. Isso pode ser um sinal de um problema chamado apneia do sono. Tratar a apneia do sono e ter uma boa noite de sono pode ajudar a baixar a pressão arterial;
  • Gerenciamento do estresse: Lidar com os problemas e reduzir o estresse podem ajudar a baixar a pressão alta.

 

Se você toma medicamentos para pressão arterial e ela diminui, isso significa que a medicação e as mudanças no estilo de vida estão funcionando. Se outro médico perguntar se você tem pressão alta, a resposta é: “Sim, mas está sendo tratada”. Informe-o sobre todos os medicamentos que você toma e não se esqueça de mencionar medicamentos de venda livre, bem como vitaminas e suplementos. Eles podem afetar sua pressão arterial ou alterar o desempenho do tratamento. Lembre-se de reabastecer sua medicação antes de acabar e levá-la sempre que for viajar.