DIA DA MULHER: SAIBA MAIS SOBRE A DATA E COMO CELEBRAR AO LADO DE MULHERES IDOSAS
O Dia da Mulher, ou Dia Internacional da Mulher, é comemorado em 8 de março. É uma data importante para trazer visibilidade às lutas e conquistas das mulheres ao longo da história.
Também é uma data para celebrar as mulheres de sua vida: mãe, avós, filhas, irmãs, tias, amigas, parceiras de trabalho, funcionárias e todas as que fazem parte do seu dia a dia.
Por isso, convidamos você a mergulhar conosco nesta história e entender o porquê é importante promover a conscientização e o engajamento de todas as pessoas na luta pela igualdade de gênero!
Como surgiu o Dia da Mulher?
A data foi criada no início do século XX, como um movimento para reconhecer e celebrar a luta das mulheres por direitos e igualdade de gênero.
Uma das primeiras grandes manifestações ocorreu em 1908, em Nova York, quando um grupo de mulheres saiu às ruas para protestar contra as condições de trabalho nas fábricas têxteis.
Em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres realizada em Copenhague, na Dinamarca, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher.
A proposta da ativista era que a data fosse celebrada em todos os países, para unir a luta das mulheres em todo o mundo. A sugestão foi aprovada e, a partir daí, o dia 8 de março foi escolhido como a data para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Quais são os valores do Dia da Mulher?
Os valores são importantes não apenas no Dia Internacional da Mulher, mas em todos os dias do ano! Devem nortear a construção de um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas, independentemente do seu gênero, idade, raça e qualquer outra condição.
Saiba quais são os valores do Dia da Mulher:
Igualdade de gênero
A luta por igualdade de gênero é o valor central do Dia da Mulher. Isso significa que as mulheres devem ter os mesmos direitos e oportunidades que os homens.
Empoderamento das mulheres
O empoderamento das mulheres é outro valor fundamental da data. As mulheres devem ter o direito e as condições de tomar decisões em suas vidas pessoais e profissionais, bem como, de participar plenamente da sociedade.
Reconhecimento dos direitos das mulheres
O Dia da Mulher também é uma oportunidade para reconhecer os direitos das mulheres e a importância da luta contínua para garantir que esses direitos sejam respeitados.
Solidariedade
A data é uma oportunidade para mostrar solidariedade às mulheres em todo o mundo, especialmente aquelas que enfrentam discriminação, violência e outras formas de desigualdade.
Inclusão
O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para falar, também, sobre inclusão e diversidade, garantindo que as vozes e as experiências de todas sejam ouvidas e valorizadas.
Como os homens podem apoiar as mulheres nesta luta?
Os homens podem e devem participar das celebrações do Dia da Mulher, afinal, independentemente do gênero, todas as pessoas devem se envolver na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Os homens podem apoiar a luta das mulheres participando das celebrações, seja por meio de palestras e debates, ou, simplesmente, mostrando solidariedade e reconhecimento pelo seu papel na sociedade.
No entanto, é fundamental que os homens não prestem suas homenagens de forma paternalista, mas reconhecendo a luta e reafirmando o compromisso com a igualdade de gênero. É importante que os homens não assumam a narrativa da data e permitam que as vozes das mulheres sejam ouvidas e valorizadas.
A celebração do dia Internacional da mulher acontece apenas no Brasil?
Não. A data é comemorada em diferentes países e culturas, sendo reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas desde 1975.
Em muitos países, o Dia Internacional da Mulher é feriado nacional, enquanto em outros, a data é usada para impulsionar discussões, celebrar com eventos, atividades e campanhas que acontecem ao longo do mês de março.
Por que o Dia da Mulher ainda é tão relevante?
A pandemia de COVID-19, que começou em 2020, afetou desproporcionalmente as mulheres em todo o mundo, especialmente aquelas que já enfrentavam desigualdades e discriminação antes da crise.
Esta crise sanitária aumentou a carga de trabalho doméstico e de cuidados – com os filhos e/ou familiares mais velhos -, além de ter promovido a perda de emprego, amplificando as dificuldades das mulheres em acessar serviços essenciais, como saúde e educação.
Mais do que nunca, o Dia Internacional da Mulher em 2023 é uma oportunidade para destacar essas questões e renovar o compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todas as esferas da sociedade.
Como celebrar o Dia Internacional das Mulheres com mulheres idosas
Há muitas maneiras de celebrar o Dia Internacional das Mulheres com mulheres idosas. Aqui estão algumas ideias:
Converse sobre histórias inspiradoras
Converse sobre as histórias de mulheres que lutaram por direitos e igualdade de gênero, como Simone de Beauvoir, Angela Davis, Marielle Franco, Malala Yousafzai, entre outras.
Organize sessões de cinema
Uma sessão de cinema com filmes que abordam temas relevantes para as mulheres, como direitos civis, empoderamento feminino e igualdade de gênero é super bem-vinda.
Também é interessante considerar filmes com mulheres fortes como protagonistas, ou mesmo produções dirigidas por mulheres.
Realize atividades artísticas
Pintura, desenho, bordado ou costura, para as mulheres idosas poderem expressar sua criatividade e compartilhar histórias e experiências.
Peça para compartilharem suas experiências
Crie um espaço para as mulheres idosas compartilharem suas experiências e sabedorias. Encoraje-as a contar histórias de suas vidas, destacando suas lutas e conquistas. Essa, talvez, seja a mais valiosa dica para celebrar essa data ao lado das mulheres de sua vida!
Essas são apenas algumas ideias para celebrar o Dia da Mulher com mulheres idosas. O importante é lembrar da importância de incluir todas e todos nesta luta.
A Cia Cuidadores é uma empresa liderada por uma mulher e conta com muitas mulheres guerreiras em seu quadro profissional. Nós acreditamos nessa luta e trabalhamos para valorizar as mulheres do nosso time e aquelas assistidas por nós. A luta é de todos e para todas, seja no Dia da Mulher ou em qualquer outro dia!