Envelhecer é uma arte”, já dizia Adoniran Barbosa, em uma de suas composições. Velhice não é doença! Se você vive mais que a média, isso é longevidade.

Envelhecer é uma etapa da vida e um processo natural pelo qual todos irão passar. Contudo, envelhecer com qualidade, saúde e disposição é uma questão de escolha. Ter hábitos saudáveis que visam a longevidade é mais simples do que se imagina. 

Alguns estudos já mostram que a partir dos 40 anos, o corpo já começa a apresentar sinais de “desgastes” e, reduz sua capacidade funcional.

Envelhecer bem é um aprendizado que começa na infância com hábitos saudáveis, e que devem ser mantidos por toda a vida. Confira no blog de hoje algumas dicas incríveis de como alcançar a longevidade e levar uma vida com mais saúde.

Rir é o melhor remédio

Esse não é apenas mais um daqueles ditados populares. Os benefícios de rir são incríveis não só na vida do idoso. Veja alguns deles:

  • estimula a atividade cerebral;
  • reduz o estresse;
  • diminui a ansiedade;
  • fortalece o coração;
  • controla o colesterol.

Com tantos benefícios assim, vale a pena ter um bom motivo para dar boas risadas todos os dias, não é mesmo? 

Quem canta seus males espanta

O canto para o idoso é muito usado como recurso terapêutico que ajuda em diversas áreas. Vários estudos feitos com essa prática na terceira idade mostram retardo dos efeitos do Alzheimer, redução na evolução de demências, estimulação da liberação de endorfina (hormônio da felicidade), sensação de bem-estar e alívio as dores da idade. 

Confira alguns benefícios de soltar a voz e cantar:

  • melhora a concentração, atenção e a memória;
  • melhora a dicção e a audição; 
  • reduz os sintomas de depressão;
  • aumenta o autoestima;
  • melhora a socialização;
  • traz boas lembranças do passado.

Praticar o canto com os idosos, mesmo que em casa, promove alegria, o que ajuda a reduzir consideravelmente os sintomas de depressão e eleva a autoestima.

Quem não arrisca, não petisca

Movimentar o corpo na terceira idade é fundamental na promoção do bem estar, controle da pressão arterial, colesterol e aumentar a disposição para realizar outras atividades mais simples do dia.

Pesquisas apontam que as atividades físicas, mesmo sendo uma caminhada de 30 minutos, ajudam a reduzir problemas cardíacos, dores crônicas e outras doenças que podem aparecer no decorrer dos anos.

Veja algumas dicas para atividades físicas com benefícios e acessíveis para o idoso economizar e ter mais saúde.

Caminhada

Para quem está há muito tempo parado, o indicado é começar com 10 minutos de caminhada e, conforme o corpo se acostuma, já é possível aumentar gradativamente, até chegar aos 30 minutos, que é o indicado para a terceira idade.

A caminhada deve ser uma atividade diária para gerar energia para os músculos, ajudar na respiração e trabalhar a circulação.

Natação ou Hidroginástica

Ambas atividades permitem o fortalecimento muscular, melhora a coordenação motora, frequência cardíaca e a função respiratória. A prática destas atividades aliviam dores nas articulações e evitam que o idoso sofra alguma uma lesão. Outro benefício é o relaxamento promovido que melhora o sono.

O ideal, para aproveitar todos esses benefícios, é realizar a atividade pelo menos duas vezes na semana.

Pilates ou Yoga

Essas atividades são uma das mais indicadas para os idosos, pois trabalham a flexibilidade, o equilíbrio e a firmeza como um todo. Além disso, os alongamentos ajudam nas articulações, fortalece a musculatura e reduz as dores no corpo. A prática do pilates ou da yoga auxiliam também na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e controle do peso corporal.

Musculação

Essa atividade fortalece os músculos com muita eficiência. Trabalha a circulação sanguínea, melhora as dores causadas pela artrose, osteoporose e outras dores musculares que podem surgir depois dos 50 anos.

Dança

A última atividade é pura alegria e ainda trabalha o fortalecimento do pulmão, ajuda no sono, perda de peso, melhora o sistema circulatório e tonifica os músculos.

Se movimentar traz diversos benefícios para todos em qualquer idade. Sabemos também, o quanto é importante ter um horário para dormir e acordar, uma alimentação balanceada e beber bastante água. Bons hábitos e uma rotina saudável, são fatores primordiais para contribuir com uma vida saudável.

Velhice, não é doença. Tudo depende da forma como você encara o processo.