MULHERES IDOSAS E O CÂNCER DE MAMA

Não há um só fator para o desenvolvimento do câncer de mama. Genética, hábitos comportamentais e exposição a determinadas substâncias são alguns dos fatores que podem influenciar o desenvolvimento da doença.

 

O câncer não escolhe idade, cor ou raça, religião, possibilidades financeiras, estado psicológico e, nem mesmo, se a pessoa é saudável fisicamente. Por isso, muito embora outubro seja o mês da conscientização contra o câncer de mama, os cuidados devem ser feitos o ano, ou melhor, a vida inteira!

Quando diagnosticado e tratado precocemente, há uma chance de controlar a doença, evitando que ela se espalhe para outras áreas. Além de que, os dados da eficácia dos tratamentos logo no início são ótimos: mais de 95% de chance de cura!

 

Então, vamos conhecer alguns números sobre a doença e de que forma podemos proteger as mulheres idosas que amamos?

 

Dados sobre o câncer de mama no Brasil

 

Infelizmente, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, foram mais de 66 mil novos casos em 2020, quase 30% de todos os tipos de câncer registrados em mulheres com a doença. Para se ter uma ideia da magnitude, o câncer de cólon e reto, que ocupa a segunda posição, não chegou nem a 10% dos novos casos.

 

Os óbitos também são maiores nos casos de câncer de mama e, em 2020, foram registradas mais de 17 mil batalhas perdidas para a doença (fonte: Estatísticas de câncer, INCA, julho de 2022).

 

Mulheres mais velhas, especialmente a partir dos 50 anos, têm risco maior de desenvolverem a doença. Além dos fatores citados anteriormente, as próprias mudanças biológicas provocadas pelo envelhecimento podem aumentar o risco desse tipo de câncer.

 

Então, resta a dúvida: por que existe uma tendência em reduzir o tratamento no grupo de mulheres idosas? Muitas vezes, não oferecer o tratamento adequado apenas pela idade pode trazer inúmeros problemas, inclusive, a redução da expectativa e da qualidade de vida.

 

Como ajudar a mudar essa realidade?

 

Como proteger mulheres idosas do câncer de mama

 

Não há como evitar o desenvolvimento do câncer, mas há meios de prevenir o diagnóstico tardio. Assim como em outras doenças, quanto mais cedo o câncer de mama é identificado, maiores são as chances de um tratamento eficaz.

 

Por isso, consultas médicas regulares e autoexame são fundamentais, ainda mais considerando que, na fase inicial, o câncer de mama pode ser silencioso e sem sintomas. Mas, há um obstáculo entre as mulheres idosas: à medida que envelhecem, alguns cuidados vão se perdendo, seja por esquecimento ou por dificuldades físicas.

 

E é aqui que a família tem papel essencial. Questionar, orientar, agendar e acompanhar às consultas, ajudar a lembrar o horário da medicação, enfim, existem muitas ações que podem proporcionar mais saúde e qualidade de vida às mulheres idosas.

 

A conscientização precisa ser frequente e só assim será possível ajudar a proteger avós, mães, filhas, irmãs e, claro, a nós mesmas.

 

Por outro lado, caso você não tenha condições de estar ao lado de uma mulher idosa, ajudando-a com todos esses cuidados, há quem possa ajudar você com isso: as guardiãs e guardiões de idosos.

 

Cuidadores de idosas e o apoio no combate ao câncer de mama

 

Os guardiões ou cuidadores de idosos são profissionais preparados para ajudar as famílias a manterem seus entes queridos em casa ou em uma clínica, recebendo carinho e cuidados para terem saúde, qualidade de vida e bem-estar preservados, independentemente de terem alguma doença física ou mental.

 

Estes profissionais acabam tendo um importante papel no elo da idosa com a família e a equipe médica, afinal, ao notar qualquer alteração física ou mental, é o guardião que vai reportar aos demais essa mudança.

 

Entre as atividades que um guardião pode realizar com a idosa estão: acompanhamento da paciente em clínicas para exames e consultas, banho, medicação e alimentação.

 

Assim, ter um guardião nos cuidados com a pessoa idosa pode ser fundamental na prevenção ao câncer de mama, bem como, no apoio ao tratamento caso a doença seja diagnosticada.

 

A equipe da Cia Cuidadores tem profissionais que podem ajudar você e sua família em diversos aspectos dos cuidados com a pessoa idosa. Então, neste mês tão importante de conscientização do combate ao câncer de mama, saiba que nós estamos aqui para ajudar você e sua família a terem mais tranquilidade em qualquer momento. Fale com a nossa equipe preenchendo o formulário ou pelo WhatsApp.