O Dia dos Pais no Brasil é comemorado em agosto, no segundo domingo do mês. Diferentemente do que acontece nos EUA, país que deu origem à celebração.
Quer saber mais? Então, leia o post até o final. Separamos algumas curiosidades sobre o Dia dos Pais e uma dica de presente inesquecível para você dar ao seu paizão, seja biológico, adotivo, pai do coração ou mãe que também desempenha o papel de pai!
Vamos lá?
3 curiosidades sobre o Dia dos Pais
1. Por que, no Brasil, o Dia dos Pais se celebra em agosto?
O primeiro Dia dos Pais no país foi comemorado em 16 de agosto de 1953. O dia 16 de agosto não foi escolhido aleatoriamente: esse é o dia em que se celebrava, no Ocidente, a festa de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo. Assim, São Joaquim era considerado o patriarca da família e, com uma população predominantemente católica no país, a data teve um excelente apelo comercial.
Sim… Por trás dessa data, há um aspecto comercial. Foi o publicitário Sylvio Bhering que criou o “Dia dos Pais”, visando atrair anunciantes para seu jornal e emissora de rádio (O Globo) e, consequentemente, alavancar as vendas no país.
Já nos EUA, considerado o país que estabeleceu essa celebração na era moderna, o Dia dos Pais é em 19 de junho e sua primeira comemoração ocorreu em 1910.
2. Por que o Dia dos Pais não tem uma data fixa?
A possibilidade mais aceita para a celebração ocorrer no segundo domingo do mês e não em uma data fixa é para seguir a comemoração do Dia das Mães (que ocorre no 2º domingo do mês de maio).
Entretanto, também é válido considerar o motivo de o domingo ser, tradicionalmente, um dia em que a maioria dos pais está em casa de folga – ou pelo menos, era assim no século passado.
Sabemos que essa realidade já mudou muito nos tempos atuais, mas como esta data já está muito enraizada em nossa cultura, permanece a comemoração no segundo domingo do mês de agosto.
E, cá entre nós: não ser em um dia específico fica mais fácil de lembrar, não é mesmo?
3. Além dos EUA, há celebração de Dia dos Pais em outros países?
Há pelo menos mais outros 11 países que celebram o Dia dos Pais. São eles: Reino Unido, Argentina, Grécia, Bolívia, Canadá, Alemanha, Paraguai, Peru, Austrália, África do Sul e Rússia.
Acontece que em cada cultura, há uma forma de celebrar ou, até mesmo, uma motivação diferente, como no caso da Rússia: a comemoração não é propriamente dos pais, mas, no país, os homens comemoram o 23 de fevereiro como “o dia do defensor da pátria”.
Os países com celebrações mais parecidas com as nossas são: Argentina, Alemanha, Paraguai e Austrália.
Como comemorar o Dia dos Pais
Apesar de existir uma data certa para celebrar o Dia dos Pais, dedique todos os dias a eles!
Por isso, aproveite o Dia dos Pais para reforçar todo o amor que você sente. Desfrute dessa data para abraçar e beijar muito essa pessoa especial em sua vida e, claro, se puder presenteá-lo, também é legal.
Mas entenda: apesar de seu apelo comercial, o Dia dos Pais, das Mães e qualquer outra data assim, são momentos de homenagear quem se ama.
Por isso, a nossa dica de presente é essa: tenha uma experiência com o seu pai. Momentos valem muito mais do que qualquer bem material que você possa dar.
Pais idosos: como comemorar o Dia dos Pais?
O Dia dos Pais pode ser um momento difícil para filhos com pais hospitalizados ou que vivem em casas de repouso. Mesmo assim, é possível passar essa data ao lado dos pais.
Ainda que seu pai esteja hospitalizado, a sua visita, certamente, será muito importante para ele.
Nas casas de repouso, é comum que se organizem eventos com os moradores, com ações ao longo da semana e no próprio Dia dos Pais. Também, em alguns casos, é possível levar o patriarca para passar um dia com a família, em um almoço especial.
Se você tem o privilégio de ter seu pai em boas condições de saúde, vale a pena curtir essa data pertinho dele!
Lembre-se: não adie visitas, telefonemas e a chance de ter momentos memoráveis ao lado de quem você ama.
E sempre que precisar de um apoio profissional para seus pais idosos, fale com a Cia. Cuidadores. Em nosso site, você pode conhecer algumas das nossas histórias e entender como podemos ajudar você e sua família a terem mais momentos especiais ao lado das pessoas idosas, não só no Dia dos Pais.