A gente sempre acha que vai ter mais tempo com os pais, por isso, adiamos um encontro, um telefonema, um abraço, um pedido de desculpas, um presente e por aí vai.

Mas a vida também é formada por esses e outros momentos que deixamos escapar e o nosso tempo com os pais vai diminuindo. É claro que, às vezes, abrir mão de um ou de outro momento é necessário, só não pode se tornar uma prática.

Ou seja, evite deixar sempre para depois esse valioso tempo com os pais. Afinal, tempo é um dos nossos bens mais preciosos e, quando ele acaba, sentimos muito a sua falta.

Então, que tal compor sua vida com mais momentos aproveitados do que com aqueles que você deixou escapar? Trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a planejar um tempo com os pais, pensando na qualidade desses pequenos grandes encontros!

 

Planeje o tempo juntos

Enquanto somos jovens, nossa vida vai sendo ocupada por muitas coisas: emprego, estudo, amigos, namorado/a, esposa/marido e o próprio núcleo familiar. Então, que tal incluir nessa agenda, também, seu tempo com os pais?

A organização do tempo vai ajudar você a aproveitar melhor esses momentos. E, essa dica é válida até mesmo para outras situações: digamos que você está com amigos, mas fica o tempo todo ligado no grupo da empresa para ver se tem alguma demanda. Assim também não é legal.

Então, a dica é: tente planejar o tempo para cada situação e dedique-se a ela! E essa dica já tem tudo a ver com a próxima.

 

Deixe o celular de lado

Apesar de necessário, estamos nos tornando cada vez mais dependentes dessa telinha que cabe na palma da nossa mão. E isso é muito perigoso.

Muita gente usa o celular como um substituto permanente do encontro presencial e ele precisa ser apenas um quebra-galho para esses casos! E, quando estamos presentes com os pais, também não dá para ficar o tempo todo de olho no que está acontecendo no mundo.

Aproveite o tempo com os pais para levar um bate-papo agradável, relembrar histórias, planejar novos encontros, assistir a um filme ou a um jogo. Não importa quanto tempo, se 15 minutos ou um dia, mas quando estiver com seus pais, esteja, REALMENTE, com seus pais. Promova um momento de qualidade.

Reduza as notificações e deixe o celular silencioso. Desconecte-se das redes virtuais e conecte-se às redes presenciais!

 

Ah, e vale a pena ler o texto “Tecnologia para idosos: Vantagens e desvantagens”, que trata de alguns dos perigos de deixar os idosos conectados o tempo todo.

 

Façam refeições juntos

A refeição é algo capaz de juntar a família! Muitas pessoas têm, no momento da refeição, as suas melhores lembranças afetivas da infância com os pais.

Então, que tal reproduzir esses momentos? Mesmo que seu dia a dia seja muito corrido, um almoço de domingo ou um jantar durante a semana podem ser especiais para ter um tempo com os pais.

Ah, e ao invés de deixar sua mãe ou seu pai cozinharem, que tal você aprender uma receitinha? Ou, simplificar chamando uma pizza mesmo! Não importa o que vocês vão comer, mas faça uma refeição ao lado deles.

 

Não deixe para depois

Começamos falando sobre isso e encerraremos resgatando esse ponto: não deixe para depois o tempo com os pais. Pode ser tarde.

Se você notar, em todas as nossas dicas, nós sugerimos estar, realmente, ao lado dos pais em todos os momentos planejados com eles. Porque, o mais importante, é proporcionar e vivenciar essas experiências.

Não há nenhum bem material que substitua as lembranças, o tempo de qualidade que passamos ao lado de quem amamos.

Aproveite sempre para dizer o quanto você os ama, abrace e beije em todas as oportunidades. Demonstre, de verdade, o seu amor e sua gratidão.

Tempo é algo precioso. Tenha certeza de que você está gastando-o com as pessoas certas.

 

E não menos importante: se você estiver precisando de um apoio com cuidados especiais para algum de seus pais, saiba que pode contar com a Cia Cuidadores. Nossos profissionais são guardiões de idosos e vão ajudar você a ter mais tempo com os pais de forma mais leve.

 

Para saber mais sobre nosso trabalho, fale hoje mesmo com o atendimento da Cia Cuidadores pelo WhatsApp ou preenchendo o formulário aqui no site.